POR: Assessoria de Imprensa Grupo Alliance
*Adilson Seixas
Você já parou para pensar por que algumas pessoas pagam taxas de juros mais baixas e outras mais altas? É importante entender esse processo e saber como usar esse indicador a favor dos seus objetivos.
A taxa de juros é a remuneração cobrada para a tomada de crédito ou para o financiamento de bens e serviços. Além de remunerar quem empresta o dinheiro, ou financia um bem, sua formação também considera outros aspectos, como impostos e o risco de eventual inadimplência.
Geralmente quando uma pessoa decide comprar um bem, como um carro por exemplo, ela vai até uma concessionária, escolhe o modelo e submete-se à avaliação de crédito. O vendedor já vem com o financiamento pré-aprovado. Como o comprador, normalmente, não conhece muito sobre o custo do dinheiro, ele apenas atenta se a parcela cabe no bolso e dá continuidade ao processo, que a longo prazo pode sair muito mais caro do que se espera.
Nos casos de empréstimos ou crédito para capital de giro, acontece a mesma situação. Muitas pessoas e empresas procuram os bancos somente quando precisam do crédito, sem um planejamento prévio. Esse processo, geralmente, faz com que o tomador foque sua necessidade imediata e perca boas oportunidades que, certamente, existem no mercado. Contudo, para que essas oportunidades sejam aproveitadas, é fundamental conhecer o mercado de crédito e planejar o melhor momento para sua tomada.
Um ponto que é muito importante alertar nesse momento, o imediatismo na captação de crédito pode prejudicar os resultados e consequentemente a saúde financeira, principalmente das empresas. Então, o que fazer para ter acesso a financiamento ou capital e giro com taxas mais atrativas?
Ao decidir comprar um bem, como um carro por exemplo, ou obter crédito para capital de giro, no caso de empresas, o primeiro passo é procurar os bancos onde se possui conta. Depois disso, aprovar o crédito e comparar as taxas entre os bancos. Somente depois disso, decida com qual instituição financeira você vai trabalhar.
Outra recomendação: para conseguir crédito bom e barato, não basta ser apenas um bom negociador. Quanto mais você conhecer sobre o mercado de crédito, melhores oportunidades você vai conseguir.
Nesse sentido, pode ser interessante buscar uma empresa especializada em captação de crédito, com conhecimento no mercado de crédito e sólidas parcerias com os agentes financeiros do país. Também é importante ter um planejamento consistente podendo melhor avaliar o leque de opções com melhores condições de negociação.
É fundamental essa preocupação com a sustentabilidade em crédito bancário, tendo a liberdade de escolher a opção com melhor custo-benefício. Lembrando que mesmo as grande fortunas e empresas utilizam o crédito, mas isso de forma inteligente e que possibilite o crescimento.
Adilson Seixas – especialista em crédito empresarial e fundador e CEO da LOARA – Referência em Crédito para Empresas