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Vendas

Como descobrir os números ideais para campanhas no e-commerce

2 Mins read

*Por Diego Santana, gestor de performance especialista em anúnciospara e-commerce

Quem vai começar uma campanha de anúncios pagos em plataformas digitais precisa ter na ponta do lápis o orçamento disponível e o retorno que espera ter desse investimento. Para isso, existem algumas métricas base, que servem para dar um norte do que fazer para conseguir atingir um resultado satisfatório no final do mês.

Faça essas contas antes para ter em mãos as métricas importantes para o atingimento de meta do seu negócio:

·         Meta de faturamento – ex.: R$ 50.000

·         ROAS mínimo (preço de venda dividido pelo valor de break-even) – ex.: 8

·         Ticket médio – ex.: R$ 125,00

Com esses dados você poderá fazer diversos cálculos para montar estratégia de investimento em tráfego que mais faz sentido para o seu produto e o seu negócio.

Fórmula de investimento

Meta de faturamento divida pelo ROAS mínimo, ou seja:

50.000 / 8 = 6.250

Portanto, para o exemplo, faz sentido investir R$ 6.250,00.

Fórmula do número de pedidos por mês

Meta de faturamento divida pelo ticket médio, ou seja:

R$ 50.000 / R$ 125 = 400

Portanto, o número de pedidos necessários para alcançar a meta é 400.

Fórmula do valor diário para investimento

Valor do investimento dividido pelo número de dias em que a campanha rodará no mês, ou seja:

R$ 6.250 / 30 = 208,33

Portanto, o valor a ser alocado diariamente em ads deverá ser de R$ 208,33.

Fórmula do CPA ideal

CPA é o custo por ação ou custo por aquisição; em outras palavras, é quanto custa mostrar um banner, ou um resultado de busca, ou um clique, a depender do tipo de campanha que estiver rodando.

Também é possível chegar ao número ideal por meio de uma fórmula, em que se divide o valor diário de investimento pela quantidade de pedidos por dia, ou seja:

R$ 208,33 / 13 = 16,02

Portanto, para que tenhamos 13 pedidos por dia (= 400 por mês), o custo de aquisição ideal é de R$ 16,02.

Note que nossos cálculos começam com dados que você já deve ter da sua operação ou da sua projeção, caso esteja começando do zero agora, e vamos avançando para dados que apuramos a partir dos resultados desses números.

Resumindo nosso exemplo, chegamos à necessidade de um investimento mensal no valor de R$ 6.250,00 para que seja possível obter 400 pedidos por mês (13 por dia em um mês de 30), com valor diário de R$ 208,33 e CPA ideal de 16,02 para chegar à meta de R$ 50.000,00 em faturamento apenas por meio do tráfego pago.

Veja também a importância de conhecer esses cálculos mesmo que você não vá gerir o tráfego pago pessoalmente – seja você um empreendedor que está começando agora ou alguém que se interessa por gestão de tráfego. Afinal, para delegar tarefas é interessante pelo menos entender um pouco do assunto para que saiba se a pessoa designada está fazendo um trabalho aceitável para os seus objetivos e possibilidades de investimento.

Por fim, o mais importante: fórmulas e números são um modo de tornar o feelingtangível. É assim que os números frios nos fornecem informações importantes sobre os negócios para que se obtenha um sucesso constante e duradouro.

Diego Santana

Profissional empreendedor nato, atua com e-commerce desde 2008. Já criou e gerenciou 3 operações de sucesso no universo das vendas online. Hoje dedica a sua carreira a acelerar e-commerces. Seu papel de gestor de performance faz com que Diego possa fazer as lojas online venderem mais. Professor do curso Gestor de Performance, com mais de 700 alunos formados em 1 ano. Eleito em 2019, o Profissional de Marketing Digital do Ano pela Associação Brasileira de E-commerce.

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