Mais desafiador do que estruturar um planejamento é saber como executá-lo de forma assertiva
POR: Gabriella Torres – Dueto Comunicação
O ano já começou e uma boa empresa com certeza já reuniu seus colaboradores e elaborou com eficiência, competência e expertise uma ótima estratégia de evolução e desenvolvimento para 2020, tudo fundamentado em um planejamento cuidadoso, a fim de tornar o negócio ainda mais lucrativo e conceituado no mercado entre os consumidores.
Certo, tudo pronto! Mas, e agora, como executar tudo isso de maneira profissional e assertiva?
Atualmente existem no mercado empresas especializadas justamente neste quesito e, de acordo com Flávia Mardegan, Mestra em Gestão Humanas e Social com mais de 20 anos de atuação em área comercial, esta é uma ótima opção para quem quer fazer a diferença neste ano.
Com ampla experiência no atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico, bem como no treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas, Flávia atua como consultora e mentora, defendendo que um ambiente social seguro e bem sucedido se cria com a promoção de um aprendizado constante, onde a empresa e seus colaboradores consigam realizar as mudanças necessárias, de forma ágil, sempre com um olhar para os propósitos e metas determinados.
O que mais Flavia relata que presencia em suas consultorias e trabalhos de desenvolvimento da força de vendas é a dificuldade das equipes e empresas em atingirem suas metas, e isto pode acontecer por vários motivos, mas o ponto mais importante a ser reforçado, por ela, é o efeito da falta de propósito na determinação das metas. Qual é o pano de fundo que motivará as ações das equipes? O que as farão buscar os resultados determinados?
Muitas vezes a falta de resposta a estas perguntas, resultam em falta de engajamento e clareza, que pode resultar em desânimo, fazendo com que as equipes não alcancem as metas ou/e fique se justificando sobre os resultados. Sendo assim, sem a definição de um propósito claro fica difícil buscar o atingimento das mentas, entre outros.
Cada vez mais neste novo cenário, é preciso ter agilidade na revisão do planejamento. Nem sempre é possível seguir o planejamento à risca, principalmente se ele for executado com um olhar para um futuro não tão próximo. Atualmente não é mais possível planejar a longo prazo, pois as mudanças estão chegando em uma velocidade nunca experenciada antes. Sendo assim, é preciso estar atento às mudanças e agir rápido no alinhamento da rota, quando necessário.
COMO ALCANÇAR AS MESTAS?
Para que as metas sejam alcançadas, primeiramente, como dito anteriormente, é importante ter um propósito que norteie as ações e faça com que as pessoas entendam o porquê estão fazendo o que estão fazendo. É preciso engajar as pessoas no processo, e junto a isso determinar um tempo para ela seja alcançada, para que não haja a perda de foco. Também é importante que a meta seja mensurável e específica, metas não podem ser vagas ou sem possibilidade de mensuração e acompanhamento dos resultados obtidos. Para isso há inúmeras ferramentas que podem oferecer apoio, como por exemplo: o uso de mapas mentais para a determinação das metas.
Autora do livro, “APRENDIZAGEM NOS LOCAIS DE TRABALHO: como os consultores comerciais da área de móveis planejados aprenderam suas profissões”. Publicado em Saarbrücken-Alemanha para países de língua portuguesa e Coach LPC pela Academia Brasileira de Coaching, Flávia embarcou agora em janeiro para Nova York e participou da NRF Retail’s Big Show, o mais importante evento do varejo do mundo.
A NRF 2020 congregou os maiores players e executivos do mercado para dialogar e demonstrar as tendências do novo consumidor. “Foi um MBA de sete dias”, onde os workshops exclusivos e o acompanhamento em visitas técnicas simbolizaram uma boa oportunidade para conhecer qual será o futuro do varejo na nova era da transformação da força de trabalho, quis os novos métodos de compra do consumidor do futuro, suas tendências de comportamento e mudanças frente a nova era. Novas tecnologias poderosas para fornecer experiências personalizadas ao cliente. Enfim, temas que buscam transformar seus clientes em fãs ao longo da vida por meio da experiência, e a busca do elemento humano na era digital, ou seja, a ascensão da economia emocional.