[radio_player id="1"]
Informações

Como garantir o futuro das empresas familiares

2 Mins read
No Brasil, mais de 9 mil negócios são abertos por dia. Conheça os cuidados para garantir a sobrevivência do seu empreendimento

POR: Danthi Comunicações

No Brasil, mais de nove mil empresas são abertas por dia, de acordo com as estatísticas oficiais. Só no segundo quadrimestre (maio-agosto de 2020), foram abertas 1.114.233 empresas, de acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, num recorde para o período.

“Para muitos, abrir o próprio negócio durante a pandemia da Covid-19 foi uma forma de garantir renda num cenário de incertezas no mercado de trabalho, mas é preciso disciplina e organização para assegurar o futuro desse empreendimento que, em geral, é um negócio familiar”, afirma Aline Porto, sócia da consultoria BanyanGlobal, especializada em negócios familiares e com atuação em mais de 20 países, inclusive no Brasil.

Para falar dos desafios dos negócios familiares, os cofundadores da BanyanGlobal, Josh Baron e Rob Lachenauer, estão lançando o livro, “The Harvard Business Review – Family Business Handbook”, um verdadeiro manual para quem quer sobreviver como empreendedor. A obra, que pode ser adquirida também nos formatos kindle e e-book, detalha como construir e manter um negócio de sucesso, atravessando gerações. Pelos dados da consultoria, cerca de 30% dos negócios familiares passam para a segunda geração.

“No mundo inteiro, as empresas familiares são um potente motor da economia e, no Brasil, não é diferente. Empresas familiares concentram 90% dos negócios e respondem por 75% dos empregos”, afirma a especialista. Ela, no entanto, diz que há regras de ouro que precisam ser observadas para o futuro desses empreendimentos:

VISÃO – Tenha uma visão comum para o futuro do negócio, compartilhada pela família

PODER – Defina com clareza quais são as principais decisões em que os donos têm que se envolver, e quais podem ser delegadas

METAS – Estabeleça objetivos explícitos para os negócios e alinhe com os demais sócios, incluindo metas de crescimento, investimentos, retiradas e outros
COMUNICAÇÃO – Estabeleça claramente o que deve ser comunicado e de que forma entre os sócios, executivos e membros da família

PREPARAÇÃO – Se tiver outros membros da família envolvidos no negócio, defina as responsabilidades de cada um e planeje como preparar os familiares para exercer bem seus vários papéis.
Related posts
Informações

Nelson Paschoaloto Advogados realiza primeira apreensão extrajudicial de veículo via Detran no Brasil

3 Mins read
Escritório pioneiro aplica novo procedimento do Marco Legal das Garantias, trazendo mais agilidade e segurança ao mercado financeiro A Nelson Paschoalotto Advogados Associados (NPAA)…
Informações

A Era dos Relacionamentos: os impactos da geração da desconexão conectada

3 Mins read
Por Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa na Progic* Estava refletindo sobre os relacionamentos interpessoais, em sociedade e no corporativo, e em como nosso…
InformaçõesTecnologia

Mesmo sem grandes datas comemorativas, veja o que é tendência no mercado online para o primeiro trimestre de 2025

3 Mins read
E-commerce e marketplaces em baixa? Não para a Nubimetrics. De acordo com levantamento da plataforma, materiais escolares, uniformes, artigos para natação, produtos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.