POR: nr-7comunicacao
Você já deve ter escutado críticas de algum colega sobre uma unidade específica de uma franquia, seja pelo mal atendimento, localização, ou conservação do espaço. Mesmo com toda segurança que uma rede franchise oferece ao empreendedor, especialmente pela priorização no alinhamento e padronização desse modelo de negócio, o franchising carrega consigo diversos desafios ligados à gestão das empresas.
Um bom exemplo é a manutenção dos padrões operacionais determinados pelo franqueador e que, frequentemente, por falta de treinamento e comprometimento deixam de ser seguidos, o que pode acabar afetando a imagem da marca como um todo. Mas, não acaba por aí, se o franqueado não tiver uma boa organização do que entra e sai do seu caixa, em comparação ao valor destinado ao franqueador, também pode gerar um grande desencontro.
Durante a pandemia, o faturamento desse setor foi diretamente afetado, assim como o processo seguinte de recuperação também. Segundo a pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising de 2021, mais de 50% do público dentro desse cenário sofreu com os impactos causados pela crise sanitária.
Diante disso, é estritamente importante que um padrão seja seguido, e escolher um bom sistema PDV (Ponto de Venda), pode ser a solução que o negócio necessita. Conhecido como um conjunto informativo que tem como objetivo agilizar o atendimento das empresas, otimizar e desenvolver informações integradas, com ele, o franchising tem o direcionamento e a organização necessária para manter a frente de caixa, e ainda conquistar a satisfação do cliente. Especialmente para a rotina agitada e dinâmica de bares, cafés e restaurantes, essa otimização pode atrelar um atendimento mais agilizado, e assim, mais clientes concluindo as suas compras por minutos.
Escolher um bom sistema PDV é analisar o checkout e comparar com o momento de finalização de compra do seu negócio, assim, você vai conseguir idealizar se está de acordo. Ainda, outras opções de gerenciamento são encontradas em um conjunto como esse, por exemplo, a configuração da galeria dos produtos, que dispõe de espaços para incluir preços, fotos, e análise da quantidade disponível etc. A Zettle by Paypal (líder em gestão e meio de pagamentos na Europa), por exemplo, dispõe de um controle de estoque atrelado aos seus produtos para facilitar a gestão dele, ajudando o empreendedor a diminuir o excesso, antecipar a demanda e evitar o esgotamento.
Ainda, é possível encontrar PDVs que desenvolvem relatórios de análises completas, para você conseguir analisar qual produto foi o mais vendido, e poder acompanhar de onde estiver. Facilitando ainda mais a gestão, unificando o negócio, e disponibilizando mais tempo para que o seu bar, café ou restaurante possa focar e aperfeiçoar outra área dentro do estabelecimento.
Crédito: Zettle by Paypal | The Coffee