Paulo Alexandre da Arranjos Express conta como chegou a 100 unidades no Brasil
POR: Daniele Mendonça – Maxi Masp
Investir no mercado brasileiro foi a estratégia de crescimento da marca Arranjos Express que, ao contrário do que a maioria pensa, não é de arranjos florais, mas sim, especialista em costuras, reaproveitamento e customização de roupas. Mais do que um balcão de consertos e ajustes rápidos, como a barra da calça em apenas uma hora, a Arranjos Express é uma empresa inovadora que tem como diferencial a diversificação de serviços que acompanham as tendências globais do mercado da moda, consolidando-se como referência em alinhavar a personalidade única dos clientes por meio da customização e transformação de peças do universo Fast Fashion.
A marca faz parte da holding Internacional Franchising que aportou no país em 2012 com o propósito de chegar até 2020 com mais de 200 unidades espalhadas pela américa latina. Além do desejo de dar adeus ao chefe, Paulo Alexandre adotou 4 práticas que foram fundamentais para o sucesso de sua franchising, reduzindo custos e incrementando a rentabilidade.
- Melhorar as negociações com fornecedores
Faça cotação orçamentária e conheça seus fornecedores. Assim você conhecerá melhor o que está adquirindo, bem como as margens de retorno esperadas pelo seu investimento.
- Realizar um planejamento tributário adequado
Tributos e impostos representam uma grande parte do total de faturamento. A complexidade da nossa legislação exige atenção de quem está empreendendo e é crucial para garantir a estabilidade financeira dos seus negócios. O planejamento tributário é uma forma de prever e estudar essas possibilidades, o que resulta em menores custos.
- Fazer análises constantes do fluxo de caixa
Os recursos financeiros da empresa são obtidos pela análise do fluxo de caixa. Essa análise pode ser feita diariamente, semanal, mensal ou na periodicidade que melhor se encaixe ao seu negócio. Com clareza do seu poder financeiro a tomada de decisões é mais tranquila para que sejam cumpridas suas metas e objetivos estratégicos.
- Engajar os colaboradores
A folha de pagamento em uma franquia compromete grande parte do faturamento. Decisões de redução de quadro não podem comprometer a qualidade de seu produto ou serviço e não dependem apenas de você, mas sim do modelo de seu franqueador. Com isso em mente, capacitar e engajar a sua equipe diminui a rotatividade (turnover) e evita gastos desnecessários com demissões e contratações além de tornar a empresa um ambiente onde todos querem estar.