Um ponto importante é entender os códigos de ética que regulamentam a comunicação e o marketing no setor
POR: Lara Comunicação
Nem sempre o profissional da Odontologia é afeito ao marketing. Entretanto, para obter melhores resultados para o negócio da clínica odontológica, é importante criar ações de marketing que sejam direcionadas e integradas considerando-se o público-alvo e um objetivo comum.
De acordo com o consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, Éber Feltrim, o plano deve ser elaborado de acordo com o público-alvo. “É fundamental trabalhar com Comunicação Integrada de Marketing (CIM), ou seja, todas as ações devem falar a mesma língua, ter a mesma identidade e objetivo”, explica.
Uma dica importante apontada por Feltrim é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos, bem como identificar características comuns entre os potenciais compradores a partir de seus hábitos de consumo e preferências pessoais. “As duas situações trarão ideias e pontos interessantes para realizar uma análise a partir da percepção sobre o seu produto e o que deve ser aprimorado”, aponta Feltrim.
Além disso, é preciso entender os códigos de ética que regulamentam a comunicação e o marketing no setor para que não sejam gerados problemas éticos. “A partir daí, as ações precisam ser direcionadas para o objetivo, seja de vendas, institucional, promocional ou outro. A equipe também precisa conhecer o que você espera com essas ações e como ajudar”, avalia.
Para o especialista, o mercado digital é um ponto fundamental na gestão de marketing, sendo que é possível iniciar esse trabalho com pequenas ações. “Sempre recomendo dois cuidados em especial, que são frequência e constância, ou seja, invista pouco, mas com periodicidade. Não adianta o internauta receber uma enxurrada de informações em um mês e no outro nem lembrar de você ou da sua empresa”, destaca.
Ele sugere o “Google meu negócio” como uma ferramenta gratuita e muito válida. “Um cadastro completo pode facilitar a procura e mostrar exatamente o que sua empresa faz. Assim, quando você iniciar o Google Ads ou até mesmo o Meta Ads (anúncios no Facebook e Instagram), a Internet já sabe que você existe”, pontua.
Para mensurar os resultados, Feltrim reforça a importância do ROI (Return On Investment), que é calculado pela diferença entre o valor investido e o quanto isso trouxe em clientes convertidos. “Você pode ver quantos clientes foram convertidos em vendas a partir da sua ação. E já teremos uma visão básica sobre o marketing ter sido assertivo ou não”, complementa.
Feltrim lembra que, apesar do marketing digital ser fundamental, é necessário que a clínica não perca a humanização nas ações. “É preciso lembrar de estar presente digitalmente, mas mostrando sua realidade, suas pessoas e humanizando o seu negócio”, aconselha.
Sobre o Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.