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Empreender

Conectividade entre empresas e clientes elevada diante do uso de beacons

4 Mins read
*Por Adriano da Silva Santos
Os beacons são dispositivos habilitados para Bluetooth usados em uma variedade de ambientes, incluindo lojas, hotéis, arenas esportivas e aeroportos, para ajudar as empresas a rastrear o comportamento dos clientes em tempo real. Esse rastreamento ajuda proprietários e gestores a entender melhor as necessidades dos clientes, para que possam responder com personalização, promoções e suporte.

Além do Bluetooth, a tecnologia usada para operar beacons inclui dispositivos de rastreamento, análises e smartphones de clientes. Por exemplo, um cliente que chega a um estacionamento de revendedor pode começar a receber notificações sobre itens à venda naquela loja. Muitas empresas têm seus próprios aplicativos que contribuem para as operações, incluindo os criados por desenvolvedores de softwares personalizados .
 
Enviar promoções
Usando beacons, os operadores das lojas podem enviar ofertas aos clientes com base em sua localização dentro da instalação. Por exemplo, em uma loja de eletrodomésticos, um cliente na seção de smartphones pode receber uma notificação sobre um negócio de garantia grátis se fizer uma compra naquele dia. Eles também podem obter dicas para acessórios como caixas de smartphones, fones de ouvido e apertos de smartphones, ou talvez uma oferta de cross-marketing para um desconto em serviços mensais de uma grande operadora.
Oferecer suporte na loja
Um funcionário da loja conectado ao sistema de sinalização através de um tablet pode receber uma notificação de que o Cliente A tem navegado vestidos de mulheres, casacos de vestuário e bolsas de vestuário. Com essas informações, o atendente poderia abordar o Cliente A e perguntar se ela tem uma ocasião especial chegando, ou até mesmo reunir alguns itens que o cliente pode querer olhar com base nos itens que ela já viu. Esse tipo de suporte leva o atendimento ao cliente para o próximo nível, antecipando as necessidades dos clientes. É esse tipo de serviço que constrói lealdade e leva os clientes a compartilhar suas experiências com os outros.
Outra maneira que os gerentes de loja podem usar os faróis para dar suporte aos clientes é através de mapas baseados em aplicativos e localizadores de produtos. Por exemplo, um aplicativo pode ter uma seção de “mapa” que identifica exatamente onde o cliente está na loja, com uma função de procuração para exibir direções para chegar à seção de que precisa. Os operadores da loja podem usar a função de pesquisa como uma oportunidade para sugerir itens adicionais que possam ser de interesse.
Melhorar o tráfego
 
Esse recurso também pode ajudar os operadores de loja a melhorar o tráfego físico de pessoas dentro de suas instalações. Com os dados enviados via aplicativos para smartphones, as operadoras podem ver padrões em como as pessoas navegam por cada departamento. Eles podem ver coisas como quais áreas da loja recebem mais visitantes, quanto tempo as pessoas ficam em cada exposição, se certas seções estão mais ocupadas em certas horas do dia, e assim por diante.
Essas informações podem ser usadas para ampliar áreas mais populares para incluir quiosques e outros displays para atrair interesse adicional. Ele também pode ser usado para alterar o layout da loja para um melhor fluxo entre departamentos ou no checkout.
 
Criar programas de fidelidade
Além disso, os operadores de loja podem encontrar informações sobre compradores individuais, como a quantidade média de tempo que as pessoas passam em uma loja, o número médio de vezes que visitam por semana ou mês, e a quantidade média de dinheiro que gastam enquanto estão lá.
Essas informações são valiosas na compreensão e no atendimento aos hábitos dos compradores que podem ser traduzidos em recompensas do cliente. Por exemplo, um gerente de loja poderia enviar um cupom instantâneo bom para essa visita apenas quando um cliente entra na loja pela terceira vez em um mês.
As informações obtidas a partir do comportamento individual do cliente também podem ser usadas para criar programas de fidelidade contínuos que mantenham os clientes voltando. Programas de fidelidade podem ser baseados em:
• Número de vezes que visita um local
• Quantidade de dinheiro gasto durante um período específico
• Número de amigos encaminhados
• Número de vezes logado em um aplicativo
• Número de compras de um produto específico ou tipo de produto
 
Realizar Transações
Para a maioria dessas atividades, os beacons estão em segundo plano, invisíveis pelos clientes. Mas eles também podem ser exibidos com destaque para fins de pagamento. Nesses casos, os clientes ativam o aplicativo da loja, acenam seus smartphones sobre o sensor e digitar um PIN para pagar suas compras. As lojas Amazon Go levam esse processo um passo adiante. As lojas não possuem área de check-out ou mesmo locais de pagamento eletrônico. Em vez disso, os faróis rastreiam quais itens um cliente tem em sua cesta e cobram automaticamente sua conta da Amazon quando saem da loja.
Concluindo
Beacons é uma tecnologia relativamente nova usada para ajudar os varejistas a rastrear a atividade do cliente para criar ofertas, assistência e programas que são bons para o cliente e ótimos para manter a lealdade. Embora a criação de um sistema desse tipo possa exigir custos e ações iniciais, resultados como maior satisfação do cliente, receita adicional e encaminhamentos aumentados fazem com que esses esforços valham a pena.

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INFORMAÇÕES DE CONTATO

Adriano da Silva Santos é um jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina.

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