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Sucesso

Conexão de Propósitos: O Segredo para Retenção de Talentos.

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Ainda se fala muito pouco na conexão do propósito da empresa com os propósitos dos colaboradores e líderes, e isso ocorre por alguns motivos. Primeiro, porque muitas empresas nem nascem com uma razão de existir bem definida e, em alguns casos, fecham sem nunca tê-la estabelecido. Segundo, porque mais de 90% das pessoas não conhecem sua função para a existência. Terceiro, as empresas que têm seus propósitos claros não conseguem encontrar um caminho para conectá-los aos dos seus colaboradores e líderes, não gerando comprometimento e, muito menos, fidelidade à marca.

Antes de começar a desvendar os mistérios das conexões das nossas entregas para o mundo, é importante definir o significado desta palavra tão importante e tão mal utilizada. Propósito é como entregamos o nosso melhor para o mundo, simples assim! No caso das pessoas, podemos assumir como seus dons e talentos, e no caso das empresas, seus produtos e serviços, ou o que é entregue de forma indireta na venda desses produtos e serviços. Quando essas linguagens conversam, fica mais fácil a contratação e a retenção dessas pessoas por essas empresas.

Então, a ideia é conectar propósitos. Mas qual é a forma de melhor entrega da sua empresa para o mundo? Para que ela existe? Por que ela faz do mundo um lugar melhor? Quem se beneficia com a existência da sua empresa? Sem saber disso, ela vira uma empresa para pagar contas, para tapar buracos, para você não ser funcionário de alguém, ou qualquer outra coisa que não um propósito, e as pessoas que irão se identificar com ela serão aquelas que vivem pelos mesmos motivos e sairão na primeira oferta de salário melhor, benefícios mais atrativos, maior proximidade de casa, ou na primeira desavença, pois nada as prenderá à sua empresa.

Agora, se você tem uma empresa com um propósito bem definido, como, por exemplo, o de trazer uma vida melhor para as pessoas através de alimentação saudável e da gratidão plena (GRATIfulness), como é o da minha empresa, a GRATIVITA, é possível conectá-lo com a forma individual de melhor entrega ao mundo que cada líder de áreas e de todos da equipe, e até com a forma individual de quem serve o cafezinho ou ajuda a manter sua empresa limpa.

Os propósitos não têm que ser os mesmos, mas eles têm que levar pela mesma estrada, têm que falar a mesma língua, têm que se estimular mutuamente. Formas de entrega exatamente iguais são bem difíceis de acontecer, por isso o importante mesmo é que elas estejam na mesma direção e achar o ponto em comum entre elas é a chave para criar o magnetismo entre a empresa e os colaboradores e líderes.

O mais complicado é quando uma empresa com propósito contrata um líder que não está nem aí para isso, ou vice-versa. Isso normalmente não dá certo. Outra coisa que não dá certo são sócios, onde um tem um forma de entrega do seu melhor ao mundo através da empresa muito claro e o outro vive apenas com o foco no resultado financeiro.

Para você ter uma noção de como as pessoas têm vivido no modo sobrevivência sem muito saber por que estão aqui, na minha última bateria de entrevistas para a minha fábrica, nenhuma pessoa que entrevistei soube responder sobre seu propósito, e era um cargo de liderança. Foi aí que desisti e resolvi dar um treinamento para quem ficasse, para que, enfim, descobrisse sua melhor forma de entregar seu melhor potencial ao mundo e tivesse mais clareza de onde quer chegar.

A questão é que todos, no final, têm um propósito, mas a maioria não sabe claramente qual é, pois entraram no modo automático e vivem insatisfeitos sem nem saber o porquê. Agora, quando encontram esse motivo para acordarem sorrindo todos os dias, isso muda, e não só essas pessoas ganham uma nova perspectiva de vida, como nós empresários ganhamos um colaborador, um líder, muito mais comprometido e fiel à empresa e ao mundo. Então, investir em ajudar colaboradores e líderes a acharem esse propósito pode ajudar as empresas a chegarem a outro nível, levando o mundo junto com elas.

Se todo empresário soubesse a responsabilidade que tem ao unir pessoas em nome do seu propósito, talvez o mundo já estivesse nesse outro nível, buscando galgar níveis ainda maiores.

Te convido a acompanhar nossa coluna, onde eu mostro que marcas de sucesso são feitas por pessoas de sucesso e que para isso acontecer é preciso cuidar dos nossos três corpos, assim como os três corpos da empresa também. Ainda trarei algumas histórias onde o sucesso pode ser visto de ângulos pouco analisados e alguns temperos especiais.

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About author
Saschi é empresária do ramo de alimentação saudável, mentora e escritora, com próximo livro a ser publicado em março com o título: O sucesso de ser você. Também é criadora do Treinamento CMA para empresas - Marcas de SUCESSO são feitas por pessoas de SUCESSO e da metodologia de desenvolvimento pessoal GRATIfulness com milhares de pessoas impactadas através de suas dicas, mentorias e cursos por todo o Brasil e no exterior. Instagram: Clique AQUI, Linkedin: Clique AQUI
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