Quando lemos multicultural entendemos que é algo além de música e cultura, e, pode ter certeza que esse novo espaço em um dos bairros mais trends de São Paulo pode se tornar o seu rolê preferido – eu, fada, já estou com a roupa de ir-. Sob nova gestão e batizado de Casa Rockambole, o espaço funcionará nas dependências do antigo Centro Cultural Rio Verde e promete proporcionar ao público cultura e entretenimento nas dependências do local, que abrigará apresentações de artistas de diversos gêneros, além de estúdio de gravações, área para a realização de eventos e ainda um bar com carta de drinks e cervejas.
Os responsáveis pelo novo momento do espaço são os sócios do Selo Rockambole, Fernando Cescon, Felipe Machado, Gabriel Dantas, Luiza Gonçalves e Ygor Alexis. Atualmente, o Selo realiza a gestão de carreira, produção musical e lançamento de bandas e artistas independentes, como O Grilo, PLUMA, Dingo Bells, Reo Lamos, Scatolove e Pelados e produção de grupos como Besouro Mulher, João Marcos Bargas, entre outros. Inspirados no trabalho realizado no Selo, o grupo pretende fazer com que a Casa Rockambole seja referência multicultural e de manifestações artísticas.
“A motivação foi um passo adiante no trabalho que já realizamos no Selo e nós entendemos esse novo espaço como uma forma de entregar uma experiência multicultural e plural para o público, seja com os artistas que já trabalham conosco, quanto para ao cenário musical em geral. Vemos a abertura da casa como uma maneira de, trabalhando com música, fomentar as manifestações culturais que temos no Brasil permitindo que novos artistas consigam ter um local diferenciado e com estrutura para mostrarem seus trabalhos”, afirma Fernando Cescon, sócio e responsável pela Gestão de Tráfego Musical na Rockambole.
Estrutura da Casa
O espaço de 734m2 e capacidade total de 700 pessoas passou por uma grande reforma, porém preservou a estética e a riqueza de detalhes de alguns ambientes, como o tradicional coreto no foyer e o teatro, que conta com mezanino e capacidade para 500 pessoas. Com arquitetura rica em serralheria, todas as características estéticas foram preservadas cuidadosamente, mesmo com a reforma.
Como não poderia faltar, o espaço também contará com um bar que que será ponto de encontro também para um ‘esquenta’ de degustação da carta de drinks e cervejas, bem como com uma programação gastronômica com parceiros que oferecerão refeições práticas como sanduíches e petiscos diversos. O bar foi construído estrategicamente no pátio central da casa, próximo ao coreto, e está pronto para receber apresentações mais intimistas como jam sessions com bandas de jazz, blues, acústicos e outras modalidades.
Além de shows, a casa está de porta abertas para receber eventos de diversas modalidades culturais e artísticas, incluindo feiras, workshops, pequenos festivais, palestras, exposições e instalações em geral. Para cantores e bandas que têm material e buscam espaço para gravar seus trabalhos e até mesmo direcionamento da carreira, um estúdio muito bem equipado do Selo Rockambole estará à disposição, assim como todo o background para ensaio, gravação de videoclipes ou outros tipos de material audiovisual. O escritório comercial do Selo e uma loja com itens de bandas e artistas também estarão instalados no local.
“A nossa expectativa é a de oferecer um espaço viável para os artistas e que também seja interessante para o público. Também esperamos que a Casa Rockambole seja um marco ou o início de uma passada de bastão plural na região – pessoas mais jovens gerenciando um espaço para entregar experiências legais para um público também mais jovem e celebrar esse momento, em que a música nacional tem ganhado força”, comenta Luiza Gonçalves, produtora e sócia no Selo Rockambole.
A Casa Rockambole fica na Rua Belmiro Braga, 119, Vila Madalena, SP. Tem acessibilidade para pessoa com deficiência (PCD) e você pode conseguir informações no número (11) 95407-3090.