POR: PIAR COMUNICAÇÃO
Apostar apenas em produtos que tenham alta qualidade e maior aderência no mercado não é suficiente para obter bons resultados na Black Friday deste ano. É preciso muito mais que isso. Durante datas sazonais como esta, os varejistas devem se preocupar com questões como por exemplo, a forma com que os clientes são tratados, e para isso a atuação dos vendedores passa a ser a peça-chave. Os consumidores estão em busca de atendimentos cada vez mais empático e humanizados, e isso faz toda a diferença nas tomadas de decisões.
Por isso, os olhares dos lojistas devem estar voltados a essas questões e a adoção de vendas outbound vão de encontro a essa proposta, já que umas das características é atuar com vendas consultivas, ou seja, ao invés de “empurrar” os produtos e serviços é priorizada uma conversa inteligente em que profissionais entendem as reais necessidades dos clientes.
Um estudo feito pela Right Now, mostra que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para a loja que proporcionar um atendimento de qualidade. Ou seja, um atendimento personalizado não apenas garante a fidelização do cliente, mas também pode aumentar a margem de lucro das vendas online durante da Black Friday deste ano.
Pensando em como atender essa demanda, a Tatiana Pezoa, CEO da Outbound Sales, edtech que transforma candidatos em profissionais de vendas outbound, indicando os melhores alunos treinados para empresas, listou sete soft skills necessárias para que lojistas que utilizam as vendas outbound tenham sucesso na data sazonal.
1. Resolução de problemas – Esse profissional precisa fazer atendimentos eficazes, oferecendo soluções que resolvam as dores dos clientes e que ajudem aqueles que estão com problemas com a compra efetuada. “Tanto no primeiro contato como durante todo o processo de vendas é preciso sempre auxiliar as pessoas. O respeito, a paciência e o entendimento aprofundado sobre o problema enfrentado são essenciais”, explica Pezoa.
2. Preocupação genuína – Quando um profissional “veste a camisa” do negócio, passa a enxergar os seus clientes como pessoas que estão sob sua responsabilidade. “Vendedores realmente preocupados com o bem-estar dos outros, garantem melhores resultados, afinal, quando bem atendidas, pessoas voltam a comprar na loja”, relata Pezoa.
3. Empatia – Essa é a palavra-chave para a CEO da Outbound Sales. “A ótima experiência de compra passa pela habilidade do vendedor de se imaginar no lugar de quem está adquirindo o item. Qualquer pessoa quer ser bem atendida, respeitada e ter direitos preservados”, diz.
4. Comunicação clara e efetiva – De acordo com Pezoa, realizar uma abordagem clara e efetiva com os consumidores garante que os objetivos dos dois lados sejam alcançados. “É fundamental que profissionais de vendas saibam se posicionar e que passem segurança para as pessoas, mostrando que têm conhecimento sobre o mercado, público-alvo e como podem ajudar”, afirma.
5. Escuta ativa – Em diversas situações é mais importante ouvir o cliente do que falar. “Há momentos em que pessoas desejam ser mais compreendidas, e é por isso, que profissionais de vendas precisam saber a hora certa de falar e aproveitar as informações compartilhadas para conhecer mais sobre o público a ser atingido”, ressalta Pezoa.
6. Resiliência e adaptação – A resiliência é importante tanto na hora de lidar com os clientes como para acompanhar os movimentos do mercado. “A capacidade de rápida adaptação e recuperação permite que vendedores conheçam melhor a realidade dos consumidores, criando assim, estratégias mais assertivas. A resiliência também é essencial se levarmos em conta que com as transformações tecnológicas e de comportamento do consumidor, o cenário está em constante mudança, o que exige flexibilidade”, afirma Pezoa.
7. Busca por mais conhecimento – Segundo a CEO da Outbound Sales, profissionais de vendas outbound precisam querer crescer profissionalmente e o caminho é o do conhecimento. “Se vendedores querem ter sucesso, precisam estudar como desenvolver novas habilidades, como serem cada vez mais empáticos e não invasivos, entender os movimentos do mercado e do público-alvo, e tudo o que puder trazer mais alinhamento entre consumidores e varejistas”, completa.
Dessa forma, fica claro que para atuarem na área de vendas e para terem sucesso na Black Friday, profissionais precisam ter força de vontade e empenho, colocando os clientes no centro dos negócios.