POR: LGA COMUNICAÇÃO
As empresas Luvi One e dss+ estão lançando a “Capacitação Integrada de Gestão ESG”. Trata-se de um treinamento com mentoria para lideranças, que objetiva desenvolver competências transversais para a gestão empresarial estratégica com foco em ESG, buscando impactar negócios, aumentar a produtividade e reduzir riscos das empresas participantes.
Avanços da tecnologia e da globalização vêm provocando relações e situações cada vez mais complexas onde incertezas crescentes acabam por gerar uma maior vulnerabilidade e exposição a riscos, além do aumento da pressão regulatória e da sociedade, exigindo uma abordagem na resolução de problemas que supera o “sempre foi assim” e o “sempre fiz assim”.
Para acompanhar as competências chave que precisam ser desenvolvidas, o programa incorpora objetivos de aprendizagem específicos nos campos cognitivo, socioemocional e comportamental.
Durante o treinamento, são apresentados os riscos e oportunidades em ESG, além de direcionamento para a criação de um mapa de ação de ESG, com o desdobramento nos níveis estratégicos, táticos e operacionais relacionados com as questões materiais de acordo com o setor de atuação dos participantes. São 8 horas de treinamento, com conteúdos exclusivos e estudos de casos, além de 2 horas de mentoria para a consolidação do conhecimento e definição da melhor estratégia para cada empresa.
As aulas acontecem em formato híbrido, presenciais e/ou online, com professores que combinam experiência executiva C-level e em Conselhos de Administração, com competência operacional em diversas indústrias, trazendo uma abordagem prática e eficiente.
Para o economista Felipe Gutterres, Diretor da Luvi One e um dos idealizadores do Programa, as estratégias de ESG estão no foco das empresas, mas muitas têm dificuldade de colocar em prática os pilares ambientais, sociais e de governança: “É fundamental que as companhias enderecem séria e consistentemente as questões de ESG, com o risco de, se não o fizerem, impactarem negativamente os negócios atuais e deixarem de fechar novos negócios”, destaca.
Para Victoriana Gonzaga, líder de ESG e Sustentabilidade LATAM da dss+ e uma das idealizadoras do curso, “o caminho do desenvolvimento sustentável exige uma profunda transformação na forma como pensamos e agimos, sendo as empresas responsáveis, dada sua imensa capacidade positiva de mudança, pelas soluções dos problemas que a sociedade vem enfrentando”. Ela defende que, ao se apropriar dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo dos treinamentos, os participantes serão capazes de apoiar suas empresas a tirar o “ESG do papel”, incorporando e reforçando a proposta de valor para todos os stakeholders e, consequentemente, aumentando a produtividade devido ao maior sentimento de pertencimento e propósito.
O treinamento também inclui ações de desenvolvimento profissional para outros níveis hierárquicos, pois funcionários, mesmo os mais qualificados, também devem ser empoderados para agir em situações complexas de forma adequada, o que pode levá-los a adotar novas direções e a identificar oportunidades, assim como participar em processos sociopolíticos, movendo a sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável.
A Luvi One é uma holding que engloba consultoria de sustentabilidade, inovação e investimentos alternativos em avaliação ESG e financiamento sustentável da cadeia de suprimentos no Brasil e EUA. A dss+ é a consultoria líder em gestão de operações com o propósito principal de salvar vidas e criar um futuro sustentável, tendo treinado mais de 190.000 profissionais em 129 países. A dss+ auxilia as empresas no desenvolvimento de suas capacidades organizacionais e humanas, no gerenciamento de riscos e impactos, de forma a contribuir para que as organizações atinjam suas metas de sustentabilidade e operem com mais responsabilidade.
Inscrições e informações: luvidss_esg@consultdss.com