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Copa do Mundo, Black Friday e e-commerces: quais impactos podem ser esperados nesse período inédito?

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A união de dois grandes eventos e o crescimento recente das vendas online trazem novas expectativas ao mercado; especialistas do varejo e de marketing dizem o que esperar

POR: EDB Comunicação

 O e-commerce, mesmo dividindo público com lojas físicas reabertas, brilha hoje mais do que nunca após os efeitos sentidos pela pandemia. Simultaneamente, o mercado se aproxima de um momento histórico: uma Black Friday e uma Copa do Mundo acontecendo ao mesmo tempo. Esses fatores, combinados, aumentam a expectativa do varejo para o segundo semestre, especialmente nos setores de eletrônicos e eletrodomésticos.

Bruno Ferreira, Head de Marketing do Grupo Zema, marca com quase 100 anos de história e 470 filiais em 6 estados, fala sobre as perspectivas atuais: “Será a primeira Copa após a pandemia, em que temos um volume grande de consumidores que, na última Copa, nunca tinham comprado pela internet e hoje preferem o online. A Black Friday também tem crescido mais no e-commerce do que nas lojas físicas nos últimos tempos. Portanto, acho que podemos esperar um crescimento acelerado nas vendas nos e-commerces nesse segundo semestre, potencializado pela dupla Copa e Black”, aponta.

O especialista continua: “Esse já é o período mais aquecido de vendas do ano, no qual o consumidor possui um poder de compra maior, com o pagamento do 13º salário. Juntando o poder de consumo, os descontos da Black Friday e a Copa, com certeza teremos um resultado muito positivo para o varejo”, conclui.

O cenário otimista é apoiado por Marcos Vinícius Costa, sócio e Head de Operações da agência full digital Rocky.Monks que também é parceira do Grupo Zema: “Além da entrada do 13º salário, restituições de impostos e outros fatores permitem que os varejistas, em geral, consigam linhas de crédito para facilitar a compra, como um maior número de parcelas, por exemplo”, explica.

As categorias de maior destaque devem ser de eletrônicos, como costuma acontecer na BF, mas com uma possível ascensão da chamada linha branca — refrigeradores, fogões, lavadoras etc. — e até outros segmentos inteiramente diferentes. “A Copa do Mundo é um evento que traz muito interesse em diversas categorias do varejo, entre elas: eletrônicos e acessórios (TVs, smartphones, acessórios de áudio e vídeo), roupas e objetos do torneio, alimentos e bebidas”, explica Costa. “A Copa sempre impacta crescimento em outras linhas, principalmente móveis e eletrodomésticos. Isso porque o brasileiro, apaixonado pela Copa, gosta de receber amigos e familiares para os jogos e isso faz com que ele procure oferecer o melhor ambiente para seus convidados. Esse ano temos uma Copa no período de verão, em que a venda de refrigeradores já tem crescimento, então é bem provável que tenhamos uma evolução nas vendas dessa linha superior ao anos anteriores, potencializada pela Copa e pela Black Friday”, contextualiza Ferreira.

Os profissionais também apostam no aumento de vendas de ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e climatizadores, por conta do clima, e projetores como uma substituição, de certa forma, às TVs. “As linhas de TVs, nas últimas duas Copas, cresceram menos do que se esperava, porque as tecnologias não tiveram grandes mudanças nesse período. É diferente de outras Copas há mais de 10 anos, quando tivemos as evoluções das TVs de tubo para LCD e depois para LED”, prossegue Ferreira. “No caso dos projetores, houve uma evolução de tecnologia e de qualidade, então podemos ver um ápice de vendas desse tipo de produto”.

Para alcançar os melhores resultados, as empresas devem se preparar; afinal, um momento histórico significa uma disputa também histórica pela atenção e confiança do consumidor. Ou, como diz o sócio da Rocky.Monks, uma “luta de gladiadores”. Marcos continua: “Como teremos muitos eventos importantes no último trimestre, conseguir a atenção do usuário nos momentos da sazonalidade poderá custar mais caro e não será uma disputa tão fácil. Por isso, ter estratégias de antecipação é fundamental, bem como ter uma estratégia de sustentação para garantir que esse consumidor esteja com você. Uma saída é começar a conquistar esse público com antecedência e também focar na entrega de uma boa experiência de compra”.

“No caso dos e-commerces, há pela frente a oportunidade de surfar em algo que as lojas físicas não conseguem: o imediatismo da compra ligada aos eventos, no tempo real dos jogos e enquanto eles acontecem. É o momento de aproveitar toda a tecnologia investida nos e-commerces, seja ele site ou aplicativo”, diz o especialista em marketing digital. O comentário é corroborado por uma pesquisa do Google realizada este ano, chamada Black Friday & Impacto Copa. Nela, os dados de 2018 mostram variações ligadas diretamente com os dias e horários de jogos do Brasil, inclusive com crescimento de algumas categorias após a eliminação do País (é o caso de celulares, perfumes, itens automotivos e de limpeza).

O planejamento prévio é, portanto, fundamental para o sucesso das estratégias real time e também das demais que percorrem todo o período de Black Friday e Copa do Mundo. O Grupo Zema, de acordo com Bruno Ferreira, já iniciou as negociações de compra e estruturação para campanhas e ações de marketing. “A expectativa é entrarmos em outubro já preparados e com estoque reforçado”, informa.

Do lado da agência, Marcos Costa enfatiza o poder do digital nesse cenário. “O segredo para aproveitar ao máximo essas oportunidades é promover experiências diferentes, por meio de conteúdos diferentes e para públicos diferentes. O ambiente digital é propício e receptivo para isso, inclusive com testes prévios para validar ações maiores e conseguir ser mais assertivo e eficiente através de dados. Hoje, com as segmentações de público, existe um universo inteiro onde é possível entregar a mensagem certa, no local certo e no momento certo. É assim que uma marca consegue estar presente na hora em que o consumidor decide fazer uma compra”, conclui.

Sobre a ROCKY

Fundada em julho de 2018, a Rocky.Monks é uma grande agência de marketing digital baseada em Sorocaba, no interior de São Paulo. Eleita a 2ª Melhor Agência de performance pela ABComm e a 5ª Melhor Agência para se trabalhar pelo GPTW. Desde 2021, a agência é parte integrante da Media.Monks e coleciona outros prêmios como GPPA e Top of Mind. A agência trabalha com uma estratégia voltada para resultados de acordo com o negócio de cada cliente. Entre os mais de 80 clientes da Rocky.Monks, estão empresas notáveis como Apsen, Telhanorte e On Stores. Mais informações: https://rocky.ag/

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