Associação Brasileira de Franchising, através do Estudo de Desempenho Trimestral, referente aos três primeiros meses do ano, mostra que marcas do franchising podem evoluir nos referidos centros comerciais
POR: Fabio Lacerda
Passados dois anos e quatro meses desde o início da Pandemia da Covid-19, os shopping centers voltam a ser atrativos para empreendedores. Após um período de negociações sobre impostos no auge da crise sanitária global, os referidos centros comerciais continuam a ser um espaço físico a ser explorado pelas marcas do franchising.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias representam, em média, 20% das lojas nos shopping centers – aproximadamente 23 mil marcas dentre as 117 mil existentes no país estão com suas lojas físicas nos 620 shopping centers existentes no país.
Desde 2019, que as vendas em shopping centers não tinham alta. O resultado de 34,8% no faturamento do primeiro trimestre mostra que o consumo dá sinais de recuperação, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Ao considerar a inflação, a alta nas vendas atingiu 22%. O ticket médio sofreu um golpe de 7,6%, passando de R$138,00 a R$127,00. A Abrasce informou que todas as regiões do país mostraram crescimento. A região Sudeste, segunda colocada atrás da Norte, aumentou as vendas na ordem de 38,1%. Ambas as regiões ficaram acima da média nacional.
Para Luis Alberto Marinho, presidente da Gouvêa Malls, o apoio e investimento dos shopping centers aos pequenos empresários lojistas são necessários para que a competitividade e a concorrência tornem-se salutares mediante ao boom dos canis digitais, uma vez que os grandes varejistas contam com esta possibilidade de comercialização como um “coringa na manga”, um trunfo que não fica guardado a sete chaves.
A rede Cor & Unha, atuante no segmento de Beleza, Estética e Bem-Estar, que apresentou o segundo melhor desempenho em 2021, é uma marca que há dez anos atua com expansão em shopping centers. Ao todo, a rede fluminense possui 36 unidades em funcionamento sendo 13 em shopping centers – 31,6% da rede. As duas franquias inauguradas pela marca este ano aconteceram em shoppings centers, em Curitiba (abril) e Niterói (junho).
“Os shopping centers, além de serem centros varejistas de consumo de grande apelo nos dias atuais, por gerar mais conforto e sensação de segurança, já fazem parte da cultura das grandes metrópoles. Geralmente, os shopping centers são pontos comerciais que há um aumento do ticket médio em relação aos demais locais de consumo. Este ano, nossas inaugurações aconteceram em shopping centers e chegamos em Curitiba com uma loja de grande porte no Park Shopping Boulevard, e no Icaraí Center Shopping. No Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro, a franqueada ampliou a unidade passando de 27 para 62 metros quadrados a sua loja“, diz a empresária que pretende mais 15 lojas e contratos assinados até o final de 2023.