Por Viviane de Almeida
Lançado no Brasil no primeiro semestre de 2021, o Toyota Corolla Cross chegou sacudindo o mercado de SUVs de médio porte. As versões básicas – XR e XRE 2.0 Flex –, embora pareçam iguais, trazem algumas diferenças interessantes, a começar pelo preço. Enquanto a primeira sai por R$ 153.290,00, a segunda custa R$ 164.190,00. Alguns itens justificam essa diferença de valor entre os dois modelos.
Tanto a versão XR quanto a XRE dispõem de sistema multimídia Toyota Play+, com tela sensível ao toque de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, o usuário tem à sua disposição espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo.
Completam o modelo XR controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiro, sete airbags: dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro. Isso sem contar ar-condicionado e fixação de cadeirinhas com sistema Isofix no banco traseiro.
Mais bem equipada, a versão XRE mantém todos os equipamentos da versão XR e acrescenta ao pacote chave presencial (Smart Entry) de destravamento das portas por sensores na chave e partida por botão, com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme e controle de velocidade de cruzeiro (CC). Além disso, traz espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico, faróis em LED alto e baixo, lanternas traseiras exclusivas com LED e manopla para troca de marchas localizada no volante (paddle shift).
A versão XRE também adiciona limpador do para-brisa automático, sensor de chuva e linhas dinâmicas que aparecem na central multimídia na hora de manobrar o carro de ré. Traz ainda chave presencial com partida no botão. A XRE é a única que conta com aletas para trocas de marcha atrás do volante.
No interior, o que muda são os bancos. A versão XR tem partes revestidas em tecido preto, e a versão XRE conta com acabamento em couro e material sintético preto. Na parte dianteira, os bancos vêm com a parte central microperfurada, o que ajuda a não reter calor quando exposto ao sol.
Outro detalhe são as rodas. A versão XR usa rodas de 17 polegadas de liga leve com pneus de medida 215/60 R17, enquanto a versão XRE utiliza rodas de 18 polegadas com pneus na medida 225/50 R18, com acabamento na cor cinza escuro e diamantada.
Ambos os modelos, no entanto, são equipados com o motor Dynamic Force quatro cilindros 2.0 e flexível, que rende até 177 cavalos e 21,4 mkgf de torque quando abastecido com etanol.
Quanto ao câmbio, tanto o modelo XR quanto o XRE contam com transmissão automática Direct Shift CVT, com modo sequencial de dez velocidades e botão seletor de modo de condução Sport.
Para o porta-malas, os modelos disponibilizam 440 litros para bagagens. Uma ótima opção de carro zero para uso diário dentro das cidades e suficiente também para viagens em família.