Uma das maiores varejistas do país investe em solução de automação de embalagens da Sealed Air. Iniciativa contribuiu com a agilidade conquistada na operação do e-commerce
POR: Edelman
Com o aumento das vendas online no último ano, varejistas viram suas operações crescerem de maneira acelerada. Com este cenário, nasceu a necessidade de otimizar sistemas de embalagens para garantir produtividade e segurança de seus produtos e suas operações. Um exemplo disso é a Pernambucanas, uma das maiores varejistas do país, atualmente com 413 lojas.
A solução contratada pela Pernambucanas foi a FloWrap Automática para processamento de envelopes de segurança, da líder global em embalagens Sealed Air. A solução tem como principal benefício a entrega de maior capacidade de embalagem no processo operacional, com otimização no uso do filme plástico de segurança, uma vez que o sistema ajusta o tamanho do pacote ao(s) item(s) embalado.
Com a FloWrap Automática, a Pernambucanas conseguiu aumentar a produção média de produtos embalados por hora, o que contribuiu com o ganho de até 2.500% na produtividade da operação de embalagens de produtos.
A FloWrap Automática atua de forma integrada com outras etapas do processo de embalagem, como, por exemplo, etiquetagem e geração de nota fiscal, permitindo que o produto saia embalado e totalmente pronto para o envio. Flávia Moreira, Gerente de Marketing responsável pelos mercados de fulfillment e indústria da Sealed Air, explica que o projeto da Pernambucanas foi o primeiro neste padrão a ser implementado no Brasil. “Estamos muito felizes em contribuir com a melhoria da produtividade da Pernambucanas, a partir de uma solução totalmente nova para o varejo brasileiro. Por meio de nossa equipe técnica podemos customizar soluções de automação de acordo com as necessidades de cada varejista, potencializando o crescimento de suas operações”.
Além dos benefícios em produtividade, o sistema FloWrap Automática otimiza o uso de filme, tendo em vista que o sistema atua sob demanda. A solução proporciona que a operação utilize menos material por metro quadrado, se comparado com as embalagens de uso manual de tamanhos pré-definidos. “O filme da tecnologia FloWrap é composto por material de alta resistência à violação e excelente apresentação. Isto garante a integridade do produto em toda a cadeia logística até chegar diretamente às mãos do consumidor”, comenta Flávia.
A executiva afirma que a Sealed Air acompanha de perto o desenvolvimento do varejo no Brasil e está atenta às novas demandas nos sistemas de embalagens diante dos novos hábitos de compra. “Para que qualquer comércio eletrônico se adeque a este novo cenário de maior demanda é preciso buscar alternativas que otimizem a operação com mais segurança, assertividade e, sobretudo, eficiência operacional, fatores encontrados na automação e que, ao mesmo tempo, beneficiam a experiência do cliente e trazem diferenciação para o negócio. Como pioneiros neste segmento, estamos sempre investindo para trazer para o mercado brasileiro soluções inovadoras que apoiem o crescimento do varejo nacional”, finaliza a gerente da Sealed Air.
Sobre a Sealed Air
A Sealed Air existe para proteger, resolver desafios críticos de embalagem e deixar nosso mundo melhor do que o encontramos. Nosso portfólio de soluções inclui embalagens para alimentos da marca CRYOVAC®, embalagem protetora da marca SEALED AIR®, sistemas automatizados da marca AUTOBAG® e embalagem da marca BUBBLE WRAP®. Essas marcas possibilitam coletivamente uma cadeia de suprimento global de alimentos mais eficiente, segura e com menos desperdício. Nossas marcas impulsionam o comércio por meio de soluções de embalagem e automação que levam proteção para otransporte mundial de mercadorias. A experiência da Sealed Air em ciência, engenharia e inovação transforma empresas, indústrias e a vida dos consumidores. A empresa continua a expandir seu portfólio de soluções sustentáveis de próxima geração, incluindo materiais de embalagem, sistemas automatizados e serviços inteligentes para gerar economia e criar valor mensurável de longo prazo. A Sealed Air gerou US ﹩ 4,9 bilhões em vendas em 2020 e tem aproximadamente 16.500 funcionários que atendem clientes em 115 países.
Pernambucanas
Há 113 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em moda, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática. Está presente em cerca de 300 cidades, em dez estados e no Distrito Federal, com mais de 400 lojas e cerca de 14 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando às necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em 7 minutos), emissão instantânea de cartão com chip, atendimento digital e Wi-Fi grátis em todas as lojas.