O mercado ganhou um novo fôlego com as flexibilizações das medidas de restrições às atividades comerciais
POR: Plakton Cosméticos
As mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 na população brasileira também refletem nos hábitos de beleza no país, que segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), é hoje o quarto maior consumidor do segmento no mundo.
A fim de aumentar a sensação de bem-estar, a procura por produtos de cuidados pessoais vem crescendo durante o período. Com isso, os itens de beleza têm se tornando ótimos aliados para o enfrentamento da crise.
Além disso, houve a gradual retomada das atividades econômicas em grande parte do Brasil, que deu um impulso para o segmento.
Como consequência, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos se viu diante de um importante crescimento no primeiro quadrimestre de 2021. Ainda de acordo com dados da ABIHPEC, foi registrada uma alta de 5.7% em vendas ex-factory em relação ao mesmo período do ano anterior.
Através desse crescimento, a demanda pelos serviços de profissionais da beleza, como cabeleireiros, voltou a se estabilizar, abrindo novas possibilidades para o mercado, como a distribuição de cosméticos profissionais, que é o fornecimento de produtos exclusivos para atender esses trabalhadores.
A fábrica do empresário Giba Junior, que produz produtos capilares profissionais, registrou um aumento expressivo desde o início da pandemia. “Com o retorno das atividades, a demanda para distribuição dos produtos cresceu. Muitas pessoas começaram a se interessar pelo ramo para complementarem ou até mesmo criarem suas rendas”, diz Giba.
Para o empresário, quem deseja trabalhar no ramo, precisa se dedicar inteiramente para ter um destaque no mercado. Pensando nisso, sua empresa investe na qualificação de seus distribuidores. “Não basta a pessoa se planejar, mas não ter qualificação para trabalhar. É isso que a Plakton oferece. Com diversos cursos e treinamentos, realizamos a formação de empreendedores qualificados para atender com excelência a demanda de produtos profissionais que vem crescendo a cada dia que passa”, conta.
Por conta do crescimento do setor, o varejo online para esse tipo de produto também subiu. Enxergando essa nova demanda, Giba decidiu diversificar seus produtos para atingir mais pessoas. “Criamos uma marca nova, popular e voltada à venda no varejo. Diferente da marca de cosméticos profissionais, essa pode ser vendida em supermercados, farmácias e e-commerce. Com essa estratégia, conseguimos acompanhar as tendências do mercado e os novos hábitos dos consumidores, que estão cada vez mais presentes no meio digital”, falou.
Com os planejamentos adotados, o gestor conseguiu manter suas operações durante a pandemia, não precisou demitir ninguém e ainda contratou novos colabores. “Não foi preciso investir muito, apenas buscamos novas alternativas e nos adaptamos. Hoje, os nossos produtos estão presentes em todo o país por meio dos 150 representantes que atendem em todos os estados”, finaliza.