Ícone do site Economia S/A

Cria_Lab, programa parte do Super Futuro e que visa empregabilidade e inclusão, acontece em Minas Gerais na quarta-feira (17/06)

Créditos da foto: Divulgação

Créditos da foto: Divulgação

Realizado pela Supergasbras, em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro, Cria_Lab vai contemplar quase dois mil estudantes da rede pública de cinco estados

Na quarta-feira, 17 de junho, cerca de 300 alunos da rede pública estadual de Minas Gerais são esperados na Fundação CDL-BH, onde acontece a aplicação do programa “Cria_Lab: Uma experiência Super Futuro”. Realizado pela Supergasbras, em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro, o Cria_Lab proporciona experiências inovadoras que mesclam tecnologia, criatividade, autoconhecimento, inclusão e cidadania global. A expectativa é atingir dois mil jovens em cinco estados do país.

“O Super Futuro é um sonho realizado. Nós pensamos o que, de fato, pode impactar na vida de jovens. Desde o início, nosso objetivo é dar ferramentas para que eles possam caminhar no futuro, além de contribuir com a redução da evasão escolar”, disse a business partner da Supergasbras, Elaine Ornellas.

Durante todo o dia os estudantes vão participar de oficinas voltadas para teste vocacional, storytelling, formatação de currículo e design thinking. Em Belo Horizonte está prevista ainda uma ação com van equipada com óculos de realidade virtual e impressora 3D. A aplicação do projeto já aconteceu no Rio de Janeiro e no Paraná nos últimos dias 10 e 11, respectivamente. O estudante carioca Natan de Figueiredo Loureiro, de 17 anos, falou sobre a importância dessa experiência.

“As oficinas ajudaram a ampliar os horizontes. Daqui a pouco, ingressamos no mercado de trabalho e a gente precisa estar capacitado para conseguir um bom emprego. Aprendi a fazer o currículo e como me comportar em um ambiente empresarial”, contou Natan.

No Rio de Janeiro, o coordenador de Negócios na Supergasbras, Rafael Ribeiro, contou sua trajetória para os alunos do Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho. “É importante passar a nossa experiência para os futuros profissionais, mesmo que em outra época e com outro olhar. Eu mesmo, ingressei na Supergasbras como estagiário e aqui sigo.”

Ronaldo Valiño, presidente da ONG JA Rio de Janeiro, ressalta que, através do Cria_Lab, os jovens podem praticar o que acontece no dia a dia das empresas, principalmente, na área de inovação.

“Vivenciar a inovação é usar a criatividade e a vontade de fazer diferente. Ou seja, é o somatório de pessoas que pensam diferente e quando juntas conseguem soluções inovadoras. E esse é o ponto alto. Os estudantes praticaram algo que em breve serão exigidos”, finalizou o presidente.

O Cria_Lab vai acontecer em São Paulo, na Fundação Dom Bosco (Bom Retiro), no dia 30, e na Bahia no dia 16 de julho. Somente em 2025, o Super Futuro, que engloba o programa “Cria_Lab: Uma experiência Super Futuro”, alcançou quase 8 mil estudantes em 381 escolas no Brasil. 

“A Supergasbras se conecta à juventude e assume a responsabilidade de contribuir para a construção de um futuro mais inclusivo em oportunidades e sustentável para a comunidade. Enquanto Segundo Setor, precisamos nos posicionar como apoiadores desta causa importante que é a educação e a preparação para o mundo do trabalho e a parceria da JA é fundamental nesse processo”, afirma o gerente de Pessoas e Cultura Local na Supergasbras, Artur Mendonça.

Sair da versão mobile