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Criatividade aguçada e linguagem adequada: os segredos da animação que está conquistando o público infantil

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Desenvolvida por um time de mentes criativas, Caninópolis é um dos desenhos favoritos dos pequeninos. São mais de 30 milhões de visualizações dos episódios. Soma que inspira investimentos e planos mais ambiciosos da dupla de empreendedores por trás do projeto

POR: FSB Comunicação

Uma cidade habitada por cães. Assim é o Caninópolis, a animação musical que está conquistando em crianças de todo o país e conta a saga de Otto, Mel, Flip, Ralf e Luka.

Criada em 2017, a produção tem mais de 30 milhões de visualizações no canal do Youtube, hoje com mais de 100 mil inscritos. Números que animam as mentes brilhantes por trás dos clipes. “Já produzimos com 21 animações e estamos dedicando nossas energias na produção de uma nova temporada, que deve estrear em setembro”, anuncia Rafael Frota idealizador do projeto, ao lado do também publicitário Renato Blanco.

Frota explica que o projeto nasceu da necessidade de criar conteúdos de qualidade para entretenimento dos seus próprios filhos. “Mas não queríamos apenas lançar as peças. Queríamos agregar valor ao produto e foi isso que nos incentivou a buscar uma linguagem que conversasse diretamente com o nosso público e investimos em um estudo psicopedagógico orientado para crianças em fase pré-escolar”, relata o empreendedor.

Desenvolvidos a partir de temas indicados por um psicopedagogo, os episódios têm composições musicais próprias e roteiros repletos referências para fazerem sentido não apenas para as crianças, mas também para os pais. A animação aborda diversos assuntos como amizade, família e as melhores lembranças da infância, com uma linguagem adaptada a partir de um psicopedagógico, criado ainda na primeira fase da peça. “É este estudo que nos mostra o caminho dos episódios, as abordagens adotadas nas criações das canções e dos roteiros, que passam por uma revisão criteriosa antes de entrar na linha de produção”, detalha.

Para tornar o projeto viável, a dupla de empreendedores contou com a parceria de outros 3 sócios, com perfis mais técnicos e somaram ao projeto os nomes de Ciro de Castro, Renker Amantea e Walter Amantea, todos com larga experiência em roteiro, Animação e Música que contribuíram com o aprimoramento do material a partir da implementação de técnicas mais avançadas.
Investir em entretenimento infantil: um desafio bom pra cachorro
Para tirar o projeto do papel e fazer o negócio dar certo foi preciso levar para a ponta dos lápis todos os custos de um entretenimento deste porte. “É caro produzir conteúdo com qualidade. Além disso, organizar uma produção em grandes quantidades para competir com produtos mais simples exige entendimento do setor e uma estratégia para não errar. Fizemos o dever de casa e investimos mais de R﹩ 350 mil para desenvolver os protótipos e as duas temporadas, que juntas somam cerca de 50 minutos de animação”, detalha Rafael.

Parceiros de longa data, eles têm história no ramo de animação. A dupla se conheceu em uma empresa em Brasília, quando fazia estágio em um projeto de animação e foi a paixão pelo universo das animações que inspirou a sociedade. O primeiro passo foi unir as habilidades individuais no segmento de comunicação e assim nasceu a Agência Klimt Publicidade, hoje com 13 anos de atuação. De lá para cá, o desejo de criar novos projetos juntos se fortaleceu e se concretizou com o nascimento dos filhos de ambos. “Quando a complexidade e as peculiaridades do universo infantil começaram a fazer parte do nosso dia a dia esse o projeto ganhou corpo. Queríamos entregar a este público algo diferente. Algo novo. Feito de um tema que temos conhecimento”, afirma o parceiro Renato Blanco.

Blanco fala ainda da vontade de promover um produto qualificado para seus filhos e expor o potencial criativo e técnico da dupla de sócios. “Criamos e fizemos dar certo com os pequeninos e uma demanda por mais animações começou a ser um negócio tangível para a gente”.

Companhias de grande porte e canais de tv fechados ofereceram aos sócios licenciamento das animações e na internet pipocaram pedidos por produtos para festas de aniversário, brinquedos e roupas e também por licenciamento dos personagens para projetos educativos. Focados em um crescimento os empresários já desenvolvem novos projetos para o mercado. “Temos vários planos e projetos de parceria que estamos estruturando dentro das nossas estratégias para avançarmos neste mercado tão exigente e competitivo. Hoje, nosso foco é expandir os fãs da marca com conteúdos de qualidade, e assim conquistar investidores que nos ajudem a acelerar nossos resultados”, revela Renato.

Para conhecer mais sobre o Projeto Caninópolis, acesse:

https://www.youtube.com/channel/UCw2_Zvfv9thn-M9MTHVLkuQ
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