[radio_player id="1"]
Empreender

Cultura Ágil: Qual o verdadeiro impacto nas corporações?

3 Mins read
*Por Renan Viglioni, Head Of Agile Community da Squadra Digital
A palavra “ágil” está na moda no ambiente corporativo – seja para definir uma das características mais desejadas das empresas (a eficiência operacional), seja para se referir ao modelo de gestão e desenvolvimento que ganhou corpo nas últimas duas décadas. A proposta da Cultura Ágil, em 2001, se deu com a publicação do manifesto para orientar a criação de softwares.
Mas diante da transformação digital, seu protagonismo cresceu para outras áreas e fez as organizações aumentarem o investimento no tema. A questão é que ainda hoje a maioria desconhece os verdadeiros impactos nos negócios.
Para se ter uma ideia dessa expansão, a 15ª edição anual do State of Agile Report, realizado pela empresa Digital.ai, indica que praticamente dois terços das companhias (65%) possuem larga experiência com o Ágil, ou seja, acima de três anos de implementação – além de 94% do total admitir que possui projetos nesse sentido. Para mais da metade (52%), o Ágil faz parte da rotina de toda a companhia ou em quase a sua totalidade. Desenvolvimento de software, TI, operações e Marketing são as áreas que mais se beneficiaram com essa proposta.
O problema é que a implementação de uma metodologia ágil vai muito além das técnicas já consagradas, como Scrum e Kanban. São importantes, sem dúvidas, mas são apenas ferramentas. Não dá para implementá-las e achar que a companhia já é ágil. Esse modelo se desenvolve no dia a dia, isto é, nos processos que envolvem toda a empresa e não apenas um ou outro time. Está na colaboração e na comunicação entre os profissionais, na priorização de tarefas e no alinhamento de estratégias. Em suma: faz parte da estrutura do negócio, e evidentemente, impacta significativamente seu crescimento.
O melhor exemplo disso é justamente a concepção do time to market, compreendido como o tempo necessário para a empresa desenvolver uma solução e lançá-la ao mercado. Um bom projeto ágil, com o envolvimento de todos os times, é capaz de encurtar e melhorar esse período de resposta. Isso exige um trabalho fluido entre os diferentes profissionais e departamentos, além de garantir que as técnicas ágeis estejam em todas as etapas do projeto. Iniciativa que ainda possibilita o planejamento e a criação de serviços capazes de atender seu público, antecipando-se à concorrência em muitos casos.
Outro impacto positivo de uma Cultura Ágil de verdade é a eficiência operacional. Sabe aquele mantra de fazer mais com menos? Pois bem, esse modelo preza justamente por esse tipo de atuação. Com um bom planejamento, e claro, técnicas ágeis bem desenvolvidas em todas as etapas do projeto, é possível identificar desperdícios financeiros, de tempo e de recursos humanos e corrigi-los antes que impactem no trabalho. Com essa visão Lean, os profissionais conseguem se dedicar com mais afinco às suas tarefas, otimizando ainda mais a produtividade. Não há nada mais frustrante numa corporação do que destinar bastante tempo a uma iniciativa e perceber que ela não será útil.
A proposta do Ágil pode – e deve – ser defendida dentro das organizações. Empresas que implementam projetos do tipo tendem a alcançar melhores resultados do que aquelas que seguem um modelo tradicional no desenvolvimento de suas soluções. Entretanto, como em quase tudo dentro das empresas, é necessário ter inteligência, planejamento e dedicação para alcançar os objetivos esperados. Além, é claro, de ter o envolvimento dos líderes e profissionais C-Level para garantir que todos os processos saiam conforme o esperado. O primeiro passo é saber que as técnicas ágeis podem até ajudar, mas são apenas meios. O verdadeiro fim é alcançar a tão sonhada rentabilidade a partir de processos inovadores e eficientes.
——————————————————
* Renan Viglioni, Head Of Agile Community da Squadra Digital, referência em transformação e experiência digital de entrega unificada – e-mail: squadra@nbpress.com
Sobre a Squadra Digital: 
Fundada em 1987, a Squadra Digital é uma empresa especializada em consultoria de tecnologia para a jornada de transformação digital das empresas de diferentes portes e segmentos. É referência no mercado brasileiro por atuar de ponta a ponta, ou seja, acompanhar, planejar e executar todas as etapas de um projeto de experiência digital. Por meio de squads multidisciplinares, a empresa desenvolve ações desde o início, com o desenho da experiência do cliente, até o pleno funcionamento da solução no dia a dia da organização, passando por desenho da jornada, lançamento e monitoramento de indicadores. Para saber mais, acesse: www.squadra.com.br
Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.