Com criação da SunsetDDB, a comunicação chega à mídia com o conceito “Viver leve é mais gostoso.”
POR: ketchum
Em um autêntico manifesto a favor de uma vida mais leve, incentivando as pessoas a se livrarem de tudo de que elas não precisam, a Danubio, marca premium de queijos brancos e spreads lácteos, retorna à mídia com campanha criada pela SunsetDDB. Com o conceito “Viver leve é mais gostoso.”, o trabalho destaca os atributos de leveza dos produtos Danubio para propor que as pessoas se permitam saborear uma vida mais feliz. O posicionamento de leveza já é trabalhado pela marca há mais de dois anos e, agora, ela lança novo olhar para esse território, retomando investimentos em comunicação.
Com veiculação em mídia digital, a campanha foi desenvolvida a partir de três pilares. O primeiro é um videomanifesto que ressalta o novo posicionamento da marca e convida os consumidores a exagerarem na leveza, aproveitando o melhor da vida e as delícias do portfólio Danubio. A proposta é feita de forma divertida e descontraída, por um grupo diverso de pessoas que se lambuzam ao comerem os produtos. O segundo utiliza vídeos de curta duração, programados com estratégia de inteligência contextual de mensagens, por meio de criativos customizados do YouTube. O terceiro pilar é caracterizado pela comunicação nas redes sociais, que explora a conexão da nova assinatura com os benefícios de toda a linha de produtos.
Para Eduardo Jakus, Diretor da Unidade de Negócios de Danubio, a nova comunicação sugere às pessoas um novo estilo de vida. “Com essa renovação, pudemos valorizar qualidades da marca que já são reconhecidas pelos seus consumidores e combiná-las com um manifesto genuíno por uma vida mais feliz, mais gostosa e mais leve. Quisemos começar 2021 com um verdadeiro convite de Danubio aos brasileiros”, conta o Diretor.
Para escolher a nova assinatura, a marca ouviu os consumidores da categoria. Em pesquisa¹ realizada com 600 pessoas, 62% dos entrevistados escolheram “Viver leve é mais gostoso.” como a melhor forma de transmitir o conceito. “Para nós, é importantíssimo levar em conta as opiniões de nossos consumidores no momento de pensar a nossa comunicação. Queremos que o público se conecte não só com a marca, mas também com a mensagem que estamos passando”, comenta a Gerente de Marketing, Paula Kekeny .
Visualmente, a campanha se destaca pela variedade de cores associadas às embalagens dos produtos Danubio e brinca com o uso das gotas do logotipo, ícones da marca, em formatos variados nos layouts da comunicação. A direção de arte também prioriza a textura dos alimentos e closes de pessoas saboreando pratos e lanches preparados com Requeijão, Cream Cheese, Queijo Minas Frescal, Creme de Queijo Minas Frescal, Cottage, além da Sobremesa Danubio. Durante toda a campanha, os produtos aparecem em generosas quantidades, mostrando que, por serem saudáveis, está liberado exagerar na leveza.
A campanha extrapola o universo da alimentação em outras peças. Com a tecnologia de contextualização usada em anúncios no formato Bumper Ads, a comunicação aborda temas diversos – como moda, música e viagens -, lembrando o consumidor de que Danubio pode estar inserida em diferentes contextos e ocasiões do seu dia a dia. Para Sergio Mugnaini, CCO (Chief Creative Officer) da SunsetDDB, a campanha de Danubio transmite o novo conceito de comunicação da marca de uma forma muito direta. “A ideia foi reunir valores de leveza, sabor e indulgência e os recursos que a tecnologia digital oferece para gerar impacto nas pessoas que se identificam com esse novo posicionamento”, diz o CCO.
Link para o filme “Viver leve é mais gostoso.”: https://youtu.be/zwh0mhHCIdU
Referência
1 Quantas Pesquisas e Estudos de Mercado – São Paulo e Rio de Janeiro – dezembro de 2020.
FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA
Agência: SunsetDDB
Título da campanha: Danubio. Viver Leve é Mais Gostoso
Anunciante: Danubio
Produto: Danubio
CEO: Pipo Calazans
CCO: Sergio Mugnaini
Sprint Criativo: Renato Forster, Felipe Autran, Renata Chebel, Francine Guilen e Carlos Brito
Criação: André Oliveira e Gustavo Ferreira
Atendimento: Cris Pereira, Bianca Bizello, Bárbara Oliveira, Shirley Lacerda e Julia Schaurich
Planejamento: Flavio Proença, Fabiana Ribeiro, Julia Aquino, Fábio Machado, Gabriela Campagnucci e Amanda Alves
Mídia: Marcelo Aquilino, Camila Cerniauskas, Marina Ramalho e Jonathan Soares
Produção: Tais Caetano e Thais Possatti
Aprovação do cliente: Eduardo Jakus, Paula Kekeny e Victor Vasconcellos
Produtora: Academia de Filmes
Direção de Cena: Fernando Sanches
Produção Executiva: Paulo Schmidt / Elaine Salles
Coordenação de Produção: Marcelo Ramos
Diretor de Arte: Miki Shimosakai
Diretor de Fotografia: Gabriel Wiethorn Rinaldi
Pós-Produção: Ilegal FX
Coordenação de Pós-Produção: Francisco Ruiz / Thais Barcelos
Montador: Fernando Sanches
Color: Cora Post
Produtora de áudio: Evil Twin Music
Criação e Produção: Andre Faria, Murilo Faria, Andre Namur e Jimmy Gressler
Finalização e Sfx: Andre Namur, Rafael Vieira, Fabio Mancuso
Atendimento / coordenação: Juliana Tangary e Carolina Couto.