POR: VIROU NOTÍCIA
Dia 10 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Feijão, um dos alimentos essenciais na mesa das famílias brasileiras. O Brasil é considerado líder no consumo do grão e o segundo maior produtor, ficando atrás somente da Índia.
Em São Paulo, na região do Brooklin, a DaquiÓ – o feijão tá na mesa é uma loja com objetivo de explorar os temas ligados ao feijão, difundindo ao máximo esse hábito alimentar saudável com a missão de levar o feijão pronto à mesa do consumidor.
A curadoria é da proprietária da loja, Vinha de Ávila, que ainda menina gostava de cozinhar o “feijão” junto da tia Anésia na fazenda e, foi com ela, que aprendeu sobre a composição dos ingredientes que podem ser incorporados às receitas. “O nosso produto é para ser consumido em casa e acompanhado de outros alimentos. Queremos resgatar um hábito nas famílias, o de comer todos juntos à mesa; e o feijão traz essa ligação e a tradição do convívio, da toalha de mesa, do papo prolongado após as refeições”, salienta a curadora.
A loja vende o feijão pronto, cozido e, opcional temperado, pronto para consumo e facilitar a vida de quem trabalha fora e não tem tempo de fazer a refeição completa. São vendidos 15 tipos de feijões são eles: carioca, preto, rosinha, vermelho, fradinho e etc. Algumas variedades levam o toque do paio para dar uma incrementada a mais no prato. Receitas mais elaboradas são feitas e vendidas no local como a feijoada, cassoulet, sopa, caldo para bebê. Para os veganos, o produto é feito sem qualquer adição de gordura animal e é usado o óleo de coco e demais ingredientes naturais, frescos. O alimento é uma ótima opção para os vegetarianos e veganos, pois é um ótimo substituto às carnes como fonte de proteínas. É rico também em folato, que se transforma em ácido fólico no organismo, uma vitamina importante para combater a depressão e o mau humor.
O plantio do feijão requer pouca água e ajuda a reduzir os gases de efeito estufa, que são os responsáveis pelo aquecimento global. A comemoração é uma iniciativa da FAO, o órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura, que destaca o papel do feijão como alimento sustentável e saudável.
A loja compra o feijão de pequenos produtores espalhados por diversos estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, etc. Esta é uma forma de valorizar o trabalhador rural, o povo de raiz. Além disso, difundir essa cultura de feijões, é seguir a cozinha das avós nas fazendas, a moda antiga.
“Nosso trabalho não é simplesmente a venda do feijão. O maior prazer no que fazemos consiste em conhecer tudo do produto. Falar com produtores rurais e saber de suas histórias e pelejas constantes, o respeito pela natureza e suas intempéries; falar com os técnicos, com os nutricionistas, com todos que consideram o feijão um alimento perfeito devido às suas propriedades nutricionais. Ver os grãos brotando e acompanhar seu crescimento, mostrar para as crianças um pezinho de feijão. É uma verdadeira paixão”, conclui Vinha.
DaquiÓ Feijão
Rua Pensilvânia, 1195 – Brooklin
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h/ Feijão caseiro feito na hora: das 11h às 14h.
Telefone: (11) 3969-3300/ WhatsApp: (11) 94548-5349
https://daquio.com.br/
https://www.instagram.com/daquiofeijao/