Ter o cliente no centro de tudo pode não ser uma novidade, mas certamente é uma questão de sobrevivência das marcas. As empresas que não se transformarem para atender – de maneira personalizada – as necessidades do consumidor podem correr o risco de perderem a competitividade. Essa constatação permeou a maioria das palestras do primeiro dia do Digitalks Executive – Gestão e Negócios, que acontece até amanhã no formato online e gratuito, das 9h às 18h. As inscrições podem ser realizadas por este link: http://bit.ly/3t59RGz.
Por: Stella Sanches
Segundo os curadores do evento, Maria Carvalhal e Rafael Soares, a economia digital contempla consumidores mais exigentes, conectados e que desejam se comunicar rapidamente com as marcas nos canais que eles escolherem. Por isso, a importância de reunir grandes marcas no evento para que possam apresentar histórias de sucesso, de que forma estão implementando as transformações em seu dia a dia e os impactos em Customer Experience (CX).
Um dos painéis de destaque do evento – Inovação: Desafios da era digital – reuniu Fabio Rabelo, head de Digitalização e Novos Negócios da Volkswagen para a América do Sul, Tiago Galdino, CFO do Imovelweb, sob a mediação de Beny Fard, fundador e CEO da Spin. Embora de mercados totalmente diferentes, os executivos acreditam que a transformação digital na nova economia prevê novos modelos de negócios que privilegiem a personalização. “Para isso, precisamos do apoio da tecnologia. A inteligência artificial nos ajuda a conhecer o perfil do cliente para que possamos disponibilizar uma oferta assertiva para o cliente e para o nosso agente imobiliário”, destaca o CFO do Imovelweb.
De acordo com Fabio Rabelo, quando se fala em inovação ou tecnologia, já se pensa em disrupção (carro elétrico ou casa inteligente). Tudo isso já existe, mas o grande desafio é popularizar, ou seja, escalar a tecnologia. “O 5G vai mudar o jogo inteiro, pois a velocidade da conexão permitirá ampliar a hiperconectividade. Chegará o momento que tudo estará de tal forma interligada que poderei fazer um comando do meu carro para que a máquina lave a roupa antes de eu chegar em casa. Precisamos de tecnologia e infraestrutura para tornar esses projetos cada vez mais próximos da nossa realidade”, explica Rabelo.
Para chegar ao reconhecimento que tem hoje, a Salesforce, que trabalha com o serviço de assinatura, realizou três revoluções: no modelo de negócios (SaaS), na tecnologia (para viabilizar o SaaS), e no modelo de filantropia. O VP de Marketing da companhia, Daniel Hoe, aproveitou sua apresentação para dar cinco dicas de sucesso no modelo SaaS: índice de saúde dos clientes, automação com jornadas personalizadas, criação de comunidades e de uma grande jornada. “Precisamos aliar o interesse de negócios dos clientes e fornecedores. Uma das maneiras é criar indicadores de mensuração e fazer diagnósticos de sua base de clientes: previsibilidade e forecast de churn (taxa de abandono) para definir ações preventivas e proativas”, ressalta.
Segundo o executivo, o grande diferencial da Salesforce foi construir uma comunidade de fãs, como é o caso dos Trailblazers, que literalmente vestem o moletom da marca.
No painel “Transformação Digital na Reinvenção dos Negócios”, com mediação de Sergio Alexandre Simões, da Digitilize-se, o fundador da marca de cookies Mr. Cheney, Lindolfo Paiva, destacou como a reputação da marca se espalhou rapidamente pelo Brasil devido ao sabor diferenciado de seus produtos. De acordo com ele, a pandemia foi desafiadora, exigiu uma série de esforços e acelerou os planos de digitalização da rede, além de aperfeiçoar o sistema de delivery. “Enquanto capacitávamos os franqueados nos pontos de venda, a maioria em shoppings centers, também remodelamos nossa cultura para investir em novos modelos e inovação, mantendo o engajamento da equipe”, disse o executivo.
O “Gestão e Negócios” integra uma série de três eventos voltados aos líderes executivos de organizações, C-Levels e decisores, com foco em inovação e impactos da economia digital nas corporações. Os próximos discutirão Dados e Tendências Tecnológicas, em junho, e Sociedade e Economia Digital, em outubro.
Além de salas de networking e de negócios, as palestras do primeiro Digitalks Executive irão abordar, ao longo dos dois dias, sete trilhas: Liderança, Modelos de Negócio, Investimento, RH e Recrutamento, SaaS, Startups e Scale. “Queremos conectar e transformar líderes para o novo ambiente corporativo baseado na economia digital. Os conteúdos que serão apresentados durante o evento poderão apoiar os participantes em suas jornadas de desenvolvimento e consolidação no mercado digital”, diz Flávio Horta, CEO do Digitalks.
Confira a programação do 2º dia do evento: http://bit.ly/3fp25DS
ANOTE NA AGENDA!
DIGITALKS EXECUTIVE
Evento online e gratuito
GESTÃO E NEGÓCIOS
AMANHÃ, das 9h às 18h
Inscrições: http://bit.ly/3t59RGz
Informações para a imprensa:
DFreire Comunicação e Negócios
(+55 11) 5105-7171
Debora Freire – debora@dfreire.com.br – (11) 99976-1165
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br – (11) 99299-0411
Jéssica Valente – jessica@dfreire.com.br – (11) 99868-4584
Stella Sanches – stella@dfreire.com.br – (19) 99191-2718