Veridiana Barcelos, líder de Pessoas e Cultura na abler, definir um plano de carreira é desafiador, mas fundamental para o sucesso profissional
POR: Lara Comunicação
O momento de definição de uma carreira é repleto de dúvidas e incertezas, principalmente em jovens que ainda não sabem o que, de fato, querem fazer em suas trajetórias profissionais.
De acordo com Veridiana Barcelos, líder de Pessoas e Cultura na abler, startup criada em 2017 que visa conectar empresas e candidatos, é importante que os jovens realizem testes e cursos para encontrar suas verdadeiras vocações. “Trata-se de um momento que pede muita reflexão e autoconhecimento. É necessário que cada um encontre uma área em que realmente gostaria de trabalhar, onde suas habilidades complementam determinada função, seja criativa, financeira ou em qualquer outro setor e há ferramentas que facilitam esse processo”, relata.
A gestora acredita que a participação em feiras e eventos relacionados ao mercado de trabalho ajudam a encarar esse momento com mais leveza. “Muitas instituições realizam feiras em que cada estande mostra como é uma determinada atuação profissional na prática. Nesses encontros, é possível conversar com quem já exerce a profissão, possibilitando relatos de pessoas que já vivem em um universo no qual você pretende fazer parte”, declara.
Com um caminho previamente definido, o primeiro emprego se torna o local perfeito para colocar em prática os ensinamentos que foram adquiridos durante a jornada acadêmica. “É um momento de muito aprendizado, de entender e validar se realmente aquelas coisas que eram tão interessantes no curso se aplicam na vida profissional. Após um número de experiências, estágios ou um período considerável no primeiro emprego, a pessoa começa a entender em que ponto ele deseja chegar, se essa empresa pode ou não proporcionar esses objetivos, além de manter os olhos abertos para oportunidades em outras companhias que podem, eventualmente, pavimentar o caminho para alcançar o sucesso no plano de carreira daquele jovem profissional”, pontua Veridiana.
O plano de carreira é, inclusive, de suma importância para a definição de objetivos de alguém que quer se estabelecer positivamente no mercado de trabalho. “Esse planejamento tem que ser realmente de propriedade desse trabalhador. Ele deve ser protagonista da sua carreira sabendo onde ele está e aonde ele quer chegar para traçar esse plano. A carreira é de cada indivíduo, independentemente da empresa que ele está ou não atuando. Um conhecimento adquirido, ou algo que está sendo desenvolvido em uma companhia, será levado como forma de aprendizado”, revela.
De acordo com a líder de Pessoas e Cultura, se manter em uma mesma empresa por muito tempo não é um problema, desde que haja uma evolução relacionada a cargos e funções. “Às vezes, temos até um preconceito quando falamos de uma carreira de muitos anos em uma mesma empresa, com a impressão de que a pessoa está estagnada na mesma função. Mas precisamos rever esse conceito, uma vez que esse colaborador pode ter começado em um cargo pequeno e segue em constante crescimento”, pontua.
As próprias empresas podem auxiliar através de testes e oportunidades, em outras áreas de atuação, dentro da própria organização. “Quem fomenta avaliações vocacionais dá a oportunidade para que seus colaboradores percebam onde eles se encaixam melhor, mesmo atuando em uma área completamente diferente. Oferecer transições de cargo dentro pode motivar os profissionais, que se sentem valorizados ao mudarem de atuação e se manterem na mesma companhia”, finaliza.
Sobre Veridiana Barcelos
Psicóloga, com pós em Gestão de Pessoas, que ama trabalhar com pessoas e entende que cada ser humano é único e alinhar seus interesses pessoais e profissionais dentro das organizações é um desafio constante. Ao longo de sua trajetória de 15 anos na área de Pessoas, já atuou em consultorias de recrutamento e seleção, indústria de alimentos, grupos de educação superior, grandes nomes do varejo e nos últimos 3 anos descobriu o mundo das startups com o qual se identificou. Seu foco sempre foi atrair e reter talentos, identificar em que áreas e atividades os profissionais podem se destacar com brilho nos olhos e desenvolver suas competências. Há 1 ano e meio na abler, atua como líder do time de Pessoas & Cultura.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 55 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/