O concurso acontece na cidade de Fortaleza – Ceará
POR: Tuddo Comunicação
De 28 a 31 de julho acontecerá o DBF (Dragão Fashion Brasil), o Concurso dos Novos entre instituições de ensino superior e técnico de Estilismo e Moda, que ocorre desde 2001.
Os participantes serão avaliados por look-piloto e projetos teóricos. O prêmio é de R$5 mil (Cinco mil reais) e o júri é composto por designes, estilistas e jornalistas de moda.
Com a pandemia do novo coronavírus, o festival teve que se reinventar para apresentar ao público da moda os mais variados trabalhos que foram inscritos e selecionados nesse período. Como o formado de apresentação será de forma virtual, o nome do concurso foi denominado de “DFB DigiFest”, o festival deixa os palcos e tendas e vai para as redes sociais e a plataforma virtual do DFB.
O curso de Tecnologia de Design de Moda do Centro Universitário FAM está entre os participantes do concurso DFB Festival.
“O curso de Tecnologia de Design de Moda da Fam (Centro Universitário das Américas) é um celeiro de jovens talentosos. Eu criei um grupo composto com alunos de todos os semestres: Vinícius Amorim, do primeiro semestre, Girlene Pereira Franco, do segundo, Laryssa Dantas Vieira, Beatriz Ferreira Sales e Brunos Sales do terceiro e Andreia Veiga do quarto semestre. Com a minha orientação e dos professores do curso, os alunos criaram a coleção Angelus Novus que reconta e atualiza a história da moda valorizando os processos manuais de feitura das roupas capitonês, pregas, etc, bem como os processos de tingimentos naturais. A coleção fala da leveza, de peças que permanecerão em nossos guarda-roupas como objetos afetivos e atemporais”, explica Suzy Okamoto, coordenado do curso.
Sobre a coleção:
A n g e l u s N o v u s
“A elegância é uma questão moral”
Emanuele Coccia
Esta coleção-cápsula compõe-se de vestidos, calças, camisas e capa que têm como elementos principais as técnicas preteridas das construções das roupas:
– os capitonês e pregas, técnicas antigas e manuais que se constituem como um alento ao fast fashion embotado, sem texturas, sem ritmo ou movimento. A coleção privilegia tecidos naturais como o linho e voil de algodão costurados, tingidos naturalmente e com cuidados de acabamentos feitos por mãos hábeis e presentes para que se constituam como peças duráveis e anacrônicas. A centelha da coleção é a aquarela homônima do pintor suíço Paul Klee. Segundo Walter Benjamin, Angelus Novus é o anjo da história.
Não da história de Cronos, mas aqui, do Kairós da Moda: manifestação de um tempo específico onde o que chamamos de passado pode ser reconvocado e atualizado. Transparências e intensidades nas dobras das mangas-asas invocam e resistem às lisuras do tempo do que entendemos como progresso e inovação a qualquer custo.
O desfile online acontece entre os dias 28 e 31, e o resultado sai no dia 31/07 às 20h, no canal do Youtube do DFB Festival.
Esse é o Instagram com o filme de apresentação da coleção dos alunos da Fam, se puder subir no Instagram de vcs será ótimo.