
Responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, a agricultura familiar é peça-chave no abastecimento alimentar e no desenvolvimento regional do país.
Segundo o Censo Agropecuário do IBGE de 2024, o Brasil conta com cerca de 3,9 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, ocupando aproximadamente 23% da área agropecuária nacional e gerando renda para mais de 10 milhões de pessoas, fortalecendo a economia de pequenos municípios.
Além de seu papel essencial na segurança alimentar, a agricultura familiar também contribui para a sustentabilidade ambiental, com práticas que preservam a biodiversidade, o uso racional do solo e a valorização de culturas regionais. Dados do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) mostram que a linha de crédito voltada a esse segmento tem impacto direto na qualidade de vida de pequenos produtores e no estímulo à produção local.
Cledir Magri, presidente da Cresol, está disponível para comentar sobre os desafios, oportunidades e tendências para o fortalecimento do segmento no país. A Cresol é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e tem como um de seus pilares de atuação o apoio consistente à agricultura familiar e ao desenvolvimento regional sustentável.
A origem da Cresol está na agricultura familiar, na organização dos pequenos produtores, que sempre buscam caminhos, oportunidades para melhorar a vida no campo. E é uma força gigantesca, a nossa agricultura familiar brasileira é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo. Isso significa diversidade de produção de alimentos, geração de empregos, desenvolvimento das comunidades, especialmente nos pequenos municípios. A agricultura familiar preserva essa essência do coletivo, do bem comum, que é muito alinhada ao cooperativismo.
E com estruturação de produtos e serviços direcionados, com soluções mais acessíveis e com olhar sempre atento para os movimentos do agro, a Cresol continua sendo essa parceira do produtor rural, que merece todo o reconhecimento e homenagens nestas datas especiais.
Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação.








