Dia 27 de junho comemora-se no Brasil o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Por definição, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI).
POR: PiaR Comunicação
Segundo o portal do Sebrae, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). Além disso, existem mais de 12 milhões de MEI de diversas nacionalidades no Brasil, segundo o Portal Empreendedor (junho/2021).
O levantamento feito em 2020 pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as micro e pequenas empresas (MPE) vêm desempenhando um papel cada vez mais estratégico na economia brasileira, e hoje já respondem por 30% do valor adicionado ao PIB do país.
Para apoiar o crescimento desse nicho tão importante, hoje existem startups que atendem especificamente este empreendedor. Conheça algumas delas:
A startup acelerada no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil trabalha com a compra de recebíveis de seus clientes. Essa é uma das melhores estratégias financeiras para micro e pequenas empresas que têm dificuldade em acessar crédito por meio de instituições bancárias, sem burocracia e com fácil entendimento pelo canal de distribuição totalmente online, ágil e seguro, com menores taxas de juro, sem impostos e tarifas, mantendo com alta rentabilidade devido ao baixo custo do negócio.
O Smartis é a calculadora inteligente de precificação do pequeno varejista. Acelerada no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil, é uma ferramenta (web/mobile) de precificação que empodera o microempreendedor. O próprio varejista consegue, de forma rápida, clara e objetiva, saber qual o preço ideal de venda de cada produto e quanto ele ganha realmente no mês. Se o seu negócio é lucrativo ou não. Além disso, consegue fazer simulações rápidas (alterando os preços dos produtos, despesas ou das quantidades vendidas) e ver qual o impacto que essas alterações geram no seu negócio e assim tomar decisões estratégicas para maximizar seus lucros e evitar prejuízos. Isso tudo em poucos minutos, sem precisar lançar dados diariamente em um sistema ERP, sem consultor e sem planilhas de Excel.
A Firgun é uma fintech social, acelerada pelo InovAtiva de Impacto em 2019, que facilita o acesso ao microcrédito para microempreendedores de baixa renda ou que pertencem a grupos minoritários. Por meio de uma plataforma digital, possibilita crédito com juros acessíveis, menos burocracia e sem barreiras sociais. Sua missão é reduzir a desigualdade por meio do crédito produtivo, fomentando o empreendedorismo como catalisador desse processo, gerando renda e emprego.