POR: Agência Viva!
Em uma carreira de empreendedorismo, muitas vezes o sentimento de solidão é comum. Essa sensação é ainda maior no empreendedorismo feminino – segundo dados da FIESP, a mortalidade de empresas criadas e lideradas por mulheres é superior a 60% até cinco anos, muito por questões de gestão e falta de rede de apoio.
O empreendedorismo feminino compreende os negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres e, também, as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro das empresas.
Comemorado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com várias instituições de todo o mundo e que visa encorajar mulheres a liderarem seus próprios negócios.
Para comemorar esse dia e incentivar novos negócios, a data marca diversas atividades com diferentes públicos e temáticas sobre o tema.
No Brasil selecionamos mulheres que são referências em empreendedorismo e que apoiam especialmente a rede de empreendedorismo feminino. Conheça a história de cada uma delas:
CRIS ARCANGELI:
Empresária serial, comunicadora, Shark, investidora no Fundo de Investimentos Phenix, palestrante e idealizadora do Movimento Empreender Liberta e o Comunidades a 1000, primeiro reality Show de Impacto Positivo.
TATIANA LOUREIRO:
Referência em colaboração entre empreendedoras, Tatiana Loureiro caminha com outras mulheres, impulsionando e fomentando outras marcas por meio das histórias por trás de cada uma delas, no movimento denominado Caminhamos Juntas, e reforçado agora com o lançamento do primeiro espaço formado por marcas idealizadas por empreendedoras: o Juntas Online. O movimento Caminhamos Juntas nasceu em março de 2021, com o propósito de transformar a realidade de mulheres em vulnerabilidade além do apoio a outras empreendedoras do mercado que Tatiana atua. A cada peça vendida, uma parte é doada para empreendedoras da periferia na forma de crédito para seus negócios via Artemísia. Além disso, as lojas físicas da marca contam com um espaço dedicado para produtos das artesãs da ONG OrientaVida e corners para apresentar marcas que hoje não teriam a visibilidade em grandes centros comerciais.
MÔNICA CAMARGO TRACANELLA
O interesse pelas pessoas, a observação, a sensibilidade de enxergar além das aparências fazem parte da vida da psicóloga especialista em Desenvolvimento Humano, Mônica Camargo Tracanella, desde sempre. Com um olhar que ultrapassava as aparências, ela sempre buscou identificar, entender e reconhecer nos outros, suas verdades, motivações e intenções. Aprofundou-se na metodologia de Personal Branding como uma estratégia de diferenciação profissional.Foi daí a migração do mercado corporativo para empreender na área de Branding e Carreira, aliando sua própria experiência profissional em Desenvolvimento Humano à metodologia de Branding. Assim criou a Brand4U, uma empresa que tem como meta capturar a essência de cada profissional, proporcionando uma experiência transformadora de autoconhecimento e autogestão. A proposta de Mônica Camargo Tracanella, na Brand4U é oferecer programas customizados com base no autoconhecimento e na crença de que cada profissional tem sua proposta única de valor, que o torna único e o diferencia dos demais. Além de estar à frente da Brand4U, Mônica Camargo Tracanella é Mentora da Aladas, plataforma voltada à união, apoio e capacitação de mulheres que querem empreender ou melhorar sua capacidade de gestão e da B2MAMMY, empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia. Também é Professora de Personal Branding, Autoconhecimento e Carreira na CRIA SCHOOL.
NATALI GUTIERREZ – DONA COELHA
Natalli Gutierrez é o nome à frente da Dona Coelha, sexshop online. O início da sua história deu-se em 2011 com a criação de um blog que abordava experiências dela e do seu companheiro no universo sexual. No decorrer de suas experiências, o casal decidiu experimentar a venda de produtos no segmento, que hoje alcança patamares de milhões. Com um investimento inicial de R$600,00 – que foi recuperado em menos de uma semana de atuação – Dona Coelha faturou neste último ano mais de R$8.000.000,00. Além da venda de produtos, Natali é sexóloga e promove nas redes de sua marca conversas simples e esclarecedoras sobre os principais temas da sexualidade, sempre pensando no bem estar feminino.
UTOPIAR – RENATA RIZZI E NATÁLIA SEIBEL
Ao ressignificar a violência que viveu aos 17 anos de idade, Renata Rizzi se descobriu empreendedora social e vem ajudando outras mulheres a reconstruir suas próprias histórias. Combinando seus estudos e experiências profissionais em comunicação, marketing e negócios, fundou a utopiar em 2017, marca que incentiva e emprega mulheres que sofreram violência domestica.
Com Natália Seibel, a utopiar uniu o sonho às técnicas e práticas de gestão e eficiência. Administradora de Empresas com Pós-Graduação em Finanças, Natália tem passagens por grandes empresas como a BRF e Vereda Educação. Há muito tempo, queria investir em um negócio com viés social. Natália e Renata se conheceram quando a marca conquistou a aceleração da Yunus. Em março de 2020, somaram talentos, habilidades e sonhos na utopiar.
RAQUEL CRUZ – DYO
Como tornar uma marca disruptiva e inovadora, consolidando anos de experiência por meio de seus criadores? Com uma experiência de quase 20 anos Raquel Cruz é a empreendedora por trás da DYÔ, nova marca que revoluciona o mercado de beleza e autocuidado na busca da feminilidade para além dos tabus e imposições. A mulher ressignificando o prazer com autonomia e liberdade. Assim é DYÔ, marca de cosméticos, intimidade, autocuidado e a mais nova aliada da mulher contemporânea. Para Raquel, não é novidade empreender. Nome à frente da Feitiços, uniu toda sua expertise de mercado dedicado a produtos sensuais com sua trajetória em gestão e a inovação em criar produtos do zero, focados no bem estar do público feminino. “Senti que havia uma oportunidade de mercado para falar com mulheres que buscam um reconhecimento na feminilidade. Empoderar tantas mulheres, que já são uma potência em suas carreiras, que se desenvolveram profissionalmente e cresceram desbravando. Essas mulheres estão aprendendo e se permitindo ter conexão com o prazer, de forma sofisticada e simples, trazendo o diálogo e a sexualidade para o universo natural, sem clichês” comenta a criadora da marca.
Crédito: divulgação