Especialista em finanças destaca que o final do ano é um bom momento para negociar dívidas antigas com desconto e usar o décimo terceiro para iniciar o próximo ano no azul
POR: IN FOCCO COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, neste ano, 32% dos brasileiros vão utilizar o décimo terceiro para adquirir presentes e 24%, para poupar ou investir os recursos.
Na sequência, os trabalhadores vão usar a grana extra para ajudar nas comemorações de Natal e Ano Novo (22%) e pagar dívidas em atraso (15%). Há ainda os que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz (15%), e os que vão realizar alguma viagem (14%).
Na avaliação do máster coach em especializado em finanças, Felipe Nogueira, a prioridade deve ser quitar ou renegociar dívidas em atraso. “Se o consumidor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema com a chegada deste dinheiro extra. Caso exista mais de uma, a regra geral é priorizar as dívidas que têm os juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”,
Felipe Nogueira destaca ainda que essa época do ano é a melhor para negociá-las. Ele reforça que os bancos têm metas nessa época para bater e justamente por isso oferecem propostas de negociação que tornam os débitos bem mais fáceis de serem quitados, mesmo que seja necessário fazer algum parcelamento para isso.
Para já começar 2020 poupando o especialista ressalta que 50 % dos gastos devem ir para contas obrigatórias, 30 % para as contas variáveis e 20 % para o seu investimento. O ideal é que esses 20 % do que você receber sejam tirados logo que o dinheiro estiver mãos.”
Sobre Felipe Nogueira
Formado em gestão financeira e econômica, MBA em finanças pela UFRJ, formação em master coaching pela Florida Christian University.
Experiência em gerenciamento de multi equipe e negócios há mais de 6 anos e CEO da Impacto Consultoria Financeira.
Impacto Consultoria
Consultoria de finanças com atuação em dois viés: pessoal e jurídica. A Impacto Consultoria é um serviço personalizado com uma consultoria financeira especializada em elaborar planos de ação para que o cliente entenda o que deve ser priorizado, analisado, delineado e planejado para tomar as decisões mais adequadas as estratégias da sua vida solucionando problemas relacionados à gestão de seus recursos.