De acordo com uma pesquisa realizada pela OutNow, empresa especializada em soluções de marketing para o público LGBTQIA+, cerca de 68% de colaboradores LGBTQIA+ ouviram comentários preconceituosos nas organizações e 33% das empresas brasileiras afirmaram que não contratariam pessoas LGBTQIA+ para posições de liderança.
Para Felipe Iotti, Head de Recursos Humanos do Gi Group Brasil, um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho e que tem uma política de diversidade, esses dados indicam que muitas companhias ainda se preocupam somente em preencher o quadro de funcionários. “Muito além de bater números de contratações, os cargos devem ser distribuídos de maneira justa e o ambiente deve ser cuidado para que todos se sintam em um local de trabalho saudável”, reforça.
Iotti ainda afirma: “as empresas precisam entender a diferença entre diversidade e inclusão. É claro que ter um público diverso em seu time é de suma importância, ainda mais porque sabemos que a pluralidade é um fator chave para times de excelência. Porém, se a empresa não se preocupar em ter um ambiente inclusivo, com oportunidades iguais para todos, e um cenário em que todos são respeitados igualmente, nada mudará. Pelo contrário, ao não garantir a inclusão, os públicos diversos podem não querer permanecer na empresa por não identificarem um ambiente saudável e propício para constru&ç ;ão de sua jornada de carreira”.
Como parte da Câmara LGBT, associação sem fins lucrativos que busca promover a cultura de respeito à diversidade sexual, o Gi Group estará ainda mais ativo na troca de conhecimentos para implementar mudanças que permitam que a empresa se torne cada dia mais segura e acolhedora para todas as pessoas.
Seis passos simples para iniciar a inclusão na sua empresa:
Coerência – É necessário revisar as políticas de inclusão e diversidade e ir além de mudar o avatar nas redes sociais para apoiar causas LGBTQIA+;
Empatia – Diversificar o time é uma maneira de transformar toda a sua empresa e a relação com as pessoas;
Inclusão – Sua mensagem deve alcançar todos os públicos. Quando falamos em diversidade é preciso pensar além do público LGBTQIA+;
Representatividade – A representatividade real precisa considerar as diferentes classes sociais, raças, identidades de gênero e orientação sexual que compõem a comunidade. A representatividade também deve abraçar as pessoas com deficiência, além da diversidade geracional, como os colaboradores 50+;
Sensibilidade – Mesmo que exista uma agenda comum, tenha cuidado para não categorizar as pessoas representadas por cada letra da sigla LGBTQIA+ como um único grupo. Existem muitas realidades distintas entre elas e isso deve ser observado, disseminado e respeitado;
Informação – É preciso promover a aproximação entre pessoas para que haja um diálogo entre todos. Promova isto dentro do ambiente de trabalho da sua empresa para aumentar a troca de informações e experiências, de forma a prover educação sobre o tema.
Entre os pilares do Gi Group para acolhimento e desenvolvimento ideias e soluções inovadoras focadas em grupos minoritários, há o “Juntos” (LGBTQIA+), “Elas” (gênero/mulheres), “Mixes” (étnico-racial) e “Plural” (PcD).
No Gi Group damos total atenção para temas em torno da diversidade e em ter caminhos para incluir cada vez mais os profissionais pertencentes à comunidade tanto no Gi quanto nos nossos clientes, garantindo a representatividade e um ambiente saudável e acolhedor para todes”, detalha Felipe Iotti. “Além disso, foi criado um comitê de diversidade no grupo, o qual é responsável por pensar, promover e executar iniciativas para levar conhecimento e educação sobre os temas para todes os colaboradores do Gi”, conclui.
Sobre o Gi Group – Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, Programas de Estágios, Projetos de Terceirização (BPO – Business Process Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria em Desenvolvimento Organizacional. No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização, que o levou a estar hoje presente em 58 países da Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC – World Employment Confederation. O Gi Group tem faturamento de 2,5 bilhões de euros e atende mais de 20.000 empresas por meio de 650 filiais em todo o mundo e mais de 4.500 funcionários diretos. No Brasil desde 2008, o Gi Group possui 21 filiais espalhadas por todo o território do País.
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