[radio_player id="1"]
Empreender

Dificuldade para manter saúde mental é maior entre pequenos empreendedores

3 Mins read
Especialista analisa como a instabilidade do mercado afeta o psicológico dos empresários brasileiros

POR: Dezoito Com
A pandemia tem gerado um impacto negativo na saúde mental da maioria das pessoas. No caso dos empreendedores, não é diferente. Mas o cenário de crise afeta os empresários de forma desigual. Segundo uma pesquisa da Troposlab, empresa especializada em inovação, em parceria com a UFMG, quanto menor o faturamento da empresa, mais elevadas são as chances de a pessoa que a comanda desenvolver problemas como ansiedade e depressão.

Marina Mendonça de Sousa é uma das responsáveis pelo estudo. Segundo ela, que também é professora da disciplina “Análise do Comportamento aplicada ao Empreendedorismo” da Pós-graduação em “Psicologia Comportamental” no Centro Universitário Newton Paiva , o principal motivo desse fenômeno é o fato do empreendedor estar imerso num cenário de incertezas.

“A pandemia tem imposto uma série de limitações. Necessidade de fechar as portas, demitir funcionários e trabalhar de casa são alguns exemplos. Nesse contexto, vale destacar que os pequenos empreendedores sentem o impacto primeiro. Por terem recursos mais escassos em relação às grandes empresas, eles acabam ficando mais vulneráveis a essas mudanças de cenário”, avalia a especialista.

Segundo Marina, outro ponto que contribuiu para o adoecimento mental dos empreendedores são as expectativas pouco realistas. “Hoje em dia é muito difundida a imagem ilusória do empreendedor como um super herói resiliente, que consegue prosperar diante de quaisquer adversidades. É importante desconstruir esse rótulo e passar a enxergá-los como seres humanos normais, que também possuem suas fragilidades”, analisa.

A pesquisa traz ainda insights importantes sobre as formas de se evitar a deterioração da saúde mental. Segundo Marina, foi observada uma tendência de diminuição desses problemas em empreendedores que possuem estratégias pessoais para lidar com obstáculos. “Quando trabalha a autopercepção positiva, ele se protege dessa ansiedade e adquire confiança para se reinventar e buscar novos recursos”, afirma.

Como uma elevação nos níveis de estresse e ansiedade é esperada nesse contexto, alguns empreendedores demoram a notar o adoecimento mental. Segundo Marina, dificuldade para dormir e comer, e perda do interesse em interações sociais são sinais de alerta. “Quando observados sintomas como esses, é importante buscar ajuda profissional. Trata-se de uma condição que pode gerar prejuízos na produtividade e na capacidade de tomada de decisões, resultando até mesmo em perdas significativas para o negócio”, finaliza a professora da Newton Paiva.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 48 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais emhttps://www.newtonpaiva.br
Related posts
DestaquesEmpreender

De Aracaju ao Topo da Creator Economy: A Ascensão Inspiradora de Victor Cabral

2 Mins read
Victor Cabral, de 29 anos, natural de Aracaju, Sergipe, vem se consolidando como um dos grandes nomes mais proeminentes da Creator Economy…
EmpreenderNegócios

6 tendências impulsionadoras do empreendedorismo feminino em 2024

3 Mins read
Maior pessoalidade nos negócios, netweaving, investimento em impacto social, ESG e tecnologia foram algumas das citadas por especialistas do setor Segundo um…
Empreender

Inovação aberta: quatro passos para uma corporação criar um CVC

3 Mins read
No Brasil, o mercado de CVC (Corporate Venture Capital) tem crescido significativamente nos últimos anos, refletindo o interesse das corporações em se…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.