[radio_player id="1"]
Empreender

Dificuldade para manter saúde mental é maior entre pequenos empreendedores

3 Mins read
Especialista analisa como a instabilidade do mercado afeta o psicológico dos empresários brasileiros

POR: Dezoito Com
A pandemia tem gerado um impacto negativo na saúde mental da maioria das pessoas. No caso dos empreendedores, não é diferente. Mas o cenário de crise afeta os empresários de forma desigual. Segundo uma pesquisa da Troposlab, empresa especializada em inovação, em parceria com a UFMG, quanto menor o faturamento da empresa, mais elevadas são as chances de a pessoa que a comanda desenvolver problemas como ansiedade e depressão.

Marina Mendonça de Sousa é uma das responsáveis pelo estudo. Segundo ela, que também é professora da disciplina “Análise do Comportamento aplicada ao Empreendedorismo” da Pós-graduação em “Psicologia Comportamental” no Centro Universitário Newton Paiva , o principal motivo desse fenômeno é o fato do empreendedor estar imerso num cenário de incertezas.

“A pandemia tem imposto uma série de limitações. Necessidade de fechar as portas, demitir funcionários e trabalhar de casa são alguns exemplos. Nesse contexto, vale destacar que os pequenos empreendedores sentem o impacto primeiro. Por terem recursos mais escassos em relação às grandes empresas, eles acabam ficando mais vulneráveis a essas mudanças de cenário”, avalia a especialista.

Segundo Marina, outro ponto que contribuiu para o adoecimento mental dos empreendedores são as expectativas pouco realistas. “Hoje em dia é muito difundida a imagem ilusória do empreendedor como um super herói resiliente, que consegue prosperar diante de quaisquer adversidades. É importante desconstruir esse rótulo e passar a enxergá-los como seres humanos normais, que também possuem suas fragilidades”, analisa.

A pesquisa traz ainda insights importantes sobre as formas de se evitar a deterioração da saúde mental. Segundo Marina, foi observada uma tendência de diminuição desses problemas em empreendedores que possuem estratégias pessoais para lidar com obstáculos. “Quando trabalha a autopercepção positiva, ele se protege dessa ansiedade e adquire confiança para se reinventar e buscar novos recursos”, afirma.

Como uma elevação nos níveis de estresse e ansiedade é esperada nesse contexto, alguns empreendedores demoram a notar o adoecimento mental. Segundo Marina, dificuldade para dormir e comer, e perda do interesse em interações sociais são sinais de alerta. “Quando observados sintomas como esses, é importante buscar ajuda profissional. Trata-se de uma condição que pode gerar prejuízos na produtividade e na capacidade de tomada de decisões, resultando até mesmo em perdas significativas para o negócio”, finaliza a professora da Newton Paiva.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 48 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais emhttps://www.newtonpaiva.br
Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.