Pandemia de Covid-19 levou o comércio tradicional para o on-line por necessidade, mas também como mais um canal de venda
POR: Carolina Lara
A quarentena imposta pelos governos para conter a propagação do coronavírus obrigou muitos estabelecimentos comerciais a fazerem entregas somente em domicílio, o chamado delivery, ou retirada em balcão mediante adoção de todos os protocolos sanitários.
Para Juam Rosa, CEO da Complement Consultoria & Marketing, que oferece soluções completas de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão, o varejo já migrou para o e-commerce e quem não migrar pode estar com os dias contados. “Ter atuação multicanal, utilizando o comércio eletrônico, redes sociais, delivery foi, é e será crucialmente importante daqui para a frente”, sentencia.
O executivo reforça que o comércio digital é um caminho sem volta e os consumidores não vão aceitar que varejistas abandonem os canais digitais, mesmo com as lojas abertas. Segundo Juam, para 91% dos brasileiros, marcas que adotaram vendas on-line durante a pandemia devem continuar a prática mesmo com o fim das restrições. “Isso se aplica também para as estratégias de canais, se a empresa passou a vender via app, Instagram ou WhatsApp, ela não pode voltar atrás. Afinal, essas estratégias não podem estar disponíveis somente quando for conveniente para o comerciante”, pontua.
Na opinião do CEO da Complement, um dos desafios do varejo é a capacitação dos profissionais que atuavam no presencial para o digital. Segundo Juam, a transição foi feita com a adoção de novas plataformas de vendas com profissionais especializados no atendimento, sistemas de informações mais avançados e marketing digital bem feito.
Desafios pós-pandemia
De acordo com Juam Rosa, a pandemia afetou fortemente o varejo em geral. Com exceção dos supermercados, que segundo o executivo tiveram as melhores vendas de todos os tempos, no restante do setor houve uma retração de faturamento de até 60% e fechamento de milhares de lojas e postos de trabalho.
Para o executivo, os três principais desafios a serem enfrentados pelo setor varejista é a alta competitividade com lucratividade baixa, necessidade de modernizar as lojas físicas, ter atuação multicanal e venda por e-commerce.
Ele ainda ressalta que as lojas virtuais deverão funcionar como os grandes magazines físicos, adotando a departamentalização. No vestuário, por exemplo, Juam destaca que moda feminina, masculina e infantil devem ser separadas dentro da loja com apelo de comunicação visual diferente, bem como divididas por setor e categorias, para facilitar a compra para o consumidor e aumentar as vendas.
Sobre a Complement Consultoria & Marketing
Desde 2006 com um time de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.
A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.