Por Viviane de Almeida
Foto: Proprietário e CEO da empresa, André Martins de Oliveira.
Há 35 anos, a Direcional Argamassas e Revestimentos se especializou na fabricação de produtos para construção civil, e atualmente vem investindo em um novo posicionamento da marca para abrir novos mercados.
Segundo o proprietário e CEO da empresa, André Martins de Oliveira, devido às transformações no perfil dos consumidores, que estão mais conectados e engajados, a companhia sentiu a necessidade de acompanhar essa realidade, oferecendo maior facilidade para que os clientes possam escolher o que melhor se adapta à sua realidade.
“Eu entrei na Direcional em 2001, como Químico Responsável. Em 2019, assumi a direção da empresa e identificamos a oportunidade de explorar novos territórios, o que nos permitirá conquistar outros mercados e aumentar a fidelização de nossos consumidores, expandindo nossa atuação para fora do estado e também para o interior de São Paulo. Isso irá contribuir para o crescimento da Direcional, que está entre as melhores marcas do mercado de tintas em questão de qualidade”, comenta.
Para tanto, foram feitos investimentos em pesquisas de mercado, consumidor e marca, criando assim um novo posicionamento e um novo propósito. “Para o processo de reposicionamento da marca, a Direcional contou com uma consultoria de marketing de peso. O trabalho começou com um profundo estudo do mercado, além de uma extensa pesquisa com consumidores, pintores, arquitetos, empreiteiras e construtores para apontar novos caminhos e oportunidades”, explica André Martins.
Assim, a marca traçou estratégias assertivas para oferecer uma experiência completa de compra alinhada ao que as pessoas necessitam. Além disso, foram feitos investimentos em propagandas em grandes redes de TV, como Band, Gazeta e SBT. O apresentador Netinho de Paula também foi contratado para ser o novo rosto da Direcional – o Super D – passando a ter uma linguagem mais leve e direta com o cliente.
“Esse reposicionamento nos permite oferecer experiências de compra mais assertivas, principalmente para atender às novas necessidades do consumidor brasileiro. A Direcional se torna uma marca mais próxima, mais conectada com o consumidor e o estimula a atualizar e renovar seu ambiente. Tudo foi pensado para facilitar a escolha dos consumidores nos pontos de venda e fortalecer a relação de confiança com a Direcional”, comenta André Martins.
Atendimento humanizado
Com representantes na grande São Paulo e uma equipe de vendedores internos, a Direcional também investe em um atendimento humanizado e com conhecimento técnico para dar respaldo e ajudar o cliente a comprar o que realmente necessita.
“Nossas equipes técnica e comercial prestam constante suporte ao lojista. Além do material promocional, ministramos treinamentos e prestamos suporte técnico para auxiliar o lojista na escolha do produto mais adequado para seu mercado e para as aplicações de seus clientes”, ressalta André Martins.
Além disso, a Direcional tem uma logística de atendimento dinâmica, com entrega facilitada após a realização do pedido. “Para atender as necessidades do consumidor final e também prestar todo o apoio aos profissionais da Construção Civil, a Direcional possui prazos de entrega reduzidos para que o estoque das lojas atendidas tenham sempre o nível mais adequado de produtos”, comenta o CEO da Direcional.
Lançamentos de produtos
Pioneira no Brasil em rejuntamentos coloridos e tinta em pó imobiliária colorida, inclusive tendo ganhado diversos prêmios do setor, a Direcional ainda anuncia o lançamento de novos produtos para este ano.
Alguns dos destaques são os novos impermeabilizantes e rejuntamentos acrílicos. “A partir do estudo, foi identificado uma grande procura por esses produtos para tornar a linha ainda mais completa e atender as necessidades dos lojistas e seus clientes. Com isso, a expectativa da marca é crescer ainda mais”, finaliza André Martins.
Para conferir as novidades e ver a nova cara da marca, acesse o site: www.direcional.ind.br ou visite o perfil no Instagram: @direcionalargamassas.