
Distribuidora de combustíveis com atuação em mais de 100 cidades adota solução da Lecom para transformar o processo de recebimento fiscal e amplia uso da plataforma para dezenas de fluxos operacionais.
Com mais de 25 anos de atuação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, o Grupo Dislub Equador iniciou em 2023 um projeto de automação do processo de lançamento de notas fiscais. A iniciativa fez parte de uma estratégia mais ampla de transformação digital, que começou em 2014, com a modernização do ERP da companhia e o fortalecimento da área de tecnologia.
“Com a virada do ERP, conseguimos acessar dados antes invisíveis. Isso gerou novas demandas internas e reforçou a necessidade de automatizar processos para ganhar escala e eficiência”, explica André Vilas Boas, gerente de TI na época da implantação.
O primeiro desafio foi otimizar o recebimento e lançamento de notas fiscais — um processo antes manual, sujeito a retrabalho, baixa rastreabilidade e pouca visibilidade. A Dislub já utilizava ferramentas como RPA e inteligência artificial com OCR, mas sentia falta de uma camada de governança que garantisse validações críticas, como verificação de CNPJ, duplicidades e validade das notas.
Foi nesse cenário que a empresa encontrou na Lecom o parceiro ideal para dar esse próximo passo. “Houve sinergia entre o que a ferramenta oferecia e o que precisávamos. Fechamos com a Lecom por entender que ela era a melhor opção para nosso desafio”, reforça Vilas Boas.
A automação teve início em agosto de 2023, com foco nas notas de serviço, e foi ampliada em dezembro para contemplar também as faturas. Em apenas seis meses de operação, os resultados foram expressivos: redução de 80% na carga de trabalho dos assistentes, 30% entre os analistas e 10% na camada gerencial. Além da economia operacional, a empresa passou a ter visibilidade de ponta a ponta no processo de recebimento fiscal.
Hoje, o processo funciona de forma orquestrada: a inteligência artificial realiza a leitura e extração dos dados das notas, que são validadas pela plataforma da Lecom. Em seguida, os documentos são encaminhados ao sistema de RPA, que conclui a operação com o lançamento no ERP da empresa.
“A plataforma orquestra tudo: ela é o centro da operação”, resume Vilas Boas.
Segundo Tiago Amor, CEO da Lecom, o case demonstra como a tecnologia pode acompanhar o crescimento estratégico de uma organização.
“Começamos com um processo crítico e, a partir disso, conseguimos escalar a solução para diversas áreas da empresa. É isso que buscamos: entregar tecnologia que se adapta, cresce e transforma a operação do cliente com consistência e visão de longo prazo”, afirma.
Com os bons resultados, a Dislub ampliou o uso da solução: hoje, mais de 78 processos estão mapeados na plataforma, incluindo áreas como departamento pessoal, TI, controladoria, compras, contas a pagar e receber, jurídico e LGPD.
Dois novos projetos já estão em andamento — um voltado à digitalização do processo comercial, desde a prospecção de clientes até a gestão de contratos, e outro que trará o help deskinterno para dentro da plataforma, centralizando as demandas operacionais das filiais.
Mais de 15 iniciativas estão no backlog da equipe, sinalizando que a automação das notas fiscais foi apenas o primeiro passo de uma jornada contínua de transformação digital.








