Outra palestra de destaque foi a de Gabriela Augusto, da Transcendemos, que contou como foi sua jornada inicial até chegar ao ponto de discutir nas redes sociais e em sua própria empresa, a importância da Diversidade e Inclusão. “Quando me assumi trans, tive que ter força e coragem, mas também questionei o que seria de mim dentro do mercado de trabalho. A partir disso, comecei a querer fazer algo a respeito”. Para ela, a sociedade já assistiu a mudanças importantes nos últimos anos, mas ainda há um caminho longo a seguir. “Diversidade e inclusão precisam estar no centro da criatividade e da inovação das empresas. Ainda quero ver outras pessoas em grandes cargos, negros, mulheres, trans. O convívio com a diversidade e com as pessoas é transformador”, explicou na ocasião.
No segundo dia de Gupy Conecta, os participantes puderam contar com uma palestra magna de Leandro Karnal, historiador, professor e apresentador. “Toda e qualquer guerra e pandemia trouxe ao mundo a aceleração do tempo. E toda essa velocidade exige atenção, chegou o momento de sermos protagonistas dos processos”, pontuou Karnal em seu discurso. O palestrante ainda deixou um alerta para os gestores de Recursos Humanos. “Todo e qualquer preconceito é falta de inteligência. Se algum funcionário comete racismo com o outro, é uma situação que precisa ser tratada de maneira distinta. Racismo é crime”, reforça.
Na última palestra do evento, Rachel Maia debateu a diversidade dentro das empresas e deixou alguns aprendizados aos gestores de empresas. “Temos que enaltecer as estrelas pretas. Não podemos achar que por eu estar aqui falando com vocês em um evento como este, está tudo bem”, ponderou em seu discurso. Rachel também criticou quem acredita em meritocracia nas organizações. “A meritocracia não se aplica a um país chamado Brasil. O caminho feito até a linha de largada jamais será o mesmo entre as pessoas”, analisa.
Além das palestras, Mariana Dias, CEO da Gupy, anunciou durante a abertura do evento o Manifesto de Diversidade da startup. Entre as metas está o compromisso com a diversidade e inclusão: chegar a 50% de mulheres na liderança em todos os níveis da empresa – sendo 30% delas dos demais grupos socialmente minorizados; e 30% das contratações devem ser de pessoas negras até 2024.
A Gupy é a empresa líder em tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, com 20 milhões de usuários cadastrados e mais de 60 mil posições publicadas mensalmente. Pioneira na utilização de Inteligência Artificial aplicada ao processo de Recrutamento e Seleção no país, a plataforma da Gupy oferece ferramentas para realizar desde o processo de recrutamento até a admissão das pessoas candidatas. Com clientes em 10 países, entre eles Ambev, GPA, Sicredi, Vivo, Cielo e Renner, já foi investida por fundos como a Canary, Yellow Venture, Maya Capital, Valor Capital e Oria Capital. Para mais informações acesse: https://www.gupy.io/