[radio_player id="1"]
Negócios

Do jeito que o povo gosta: ativações regionais se destacam na estratégia de relacionamento e posicionamento das marcas

3 Mins read

Conhecimento da dinâmica dos diferentes mercados e das tradições que estão no coração do público garante sucesso das ações, como as realizadas pela Estalo para a Qualy e a Bohemia

Por: Novità Comunicação Estratégica

Homenagear as cidades e seus moradores, unindo registros de muita emoção, legados e personalidades que, mais tarde, serão eternizados pelas mãos dos artistas locais. Esse é o mote da ativação criada pela agência de marketing 360 Estalo para comemorar os 30 anos da Qualy, da BRF. A campanha inclui as três localidades onde a marca é produzida: Paranaguá (PR), Uberlândia (MG) e Vitória de Santo Antão (PE). Sucesso na interação com o público e nas metas de exposição, a iniciativa destaca a relevância cada vez maior do conhecimento e da capilaridade regional na estratégia de marketing das empresas.

“O objetivo de qualquer ativação, ou seja, proporcionar uma experiência positiva do consumidor e estreitar a proximidade, promovendo a fidelização com a marca, já é por si só desafiador em projetos de nível nacional, mas quando falamos de alcançar os públicos regionais, é preciso que a agência tenha um amplo conhecimento não só do cliente, mas das localidades, seus costumes, trajetórias e memórias afetivas específicas”, destaca Marcela Oliveira, sócia-diretora da Estalo. “Nossa própria história como empresa começou em Salvador, e depois fomos crescendo pelo Brasil, então entender como se dá essa interação em uma escala regional e aproveitar o que ela traz de melhor para as marcas é nosso dia a dia”.

A executiva ressalta que, no caso da Qualy, um dos fatores fundamentais na elaboração dessa ativação foi a profunda ligação da marca com o desenvolvimento econômico e social das cidades em que atua. “Paranaguá, a cidade paranaense mais antiga, foi onde a Qualy nasceu, em 1991, e que hoje abriga a planta que é a maior e mais importante fábrica de margarinas da América Latina”, descreve Marcela. “A empresa cresceu junto com o município, chegando depois a Uberlândia e Vitória de Santo Antão, então nada melhor para marcar seus 30 anos do que destacar a relevância que esses lugares e seus moradores representaram nesse percurso”, aponta.

A dinâmica da ativação da Qualy reserva espaço ainda para valorizar o talento local e eternizar esse momento. “Convidamos os moradores de Paranaguá a compartilharem suas histórias, seja com a cidade ou com a marca, e as duas melhores histórias serão transformadas em obras de arte, no Aquário da cidade, pelo artista paranaguara Gio Negromonte”, acrescenta Marcela. “Já em Uberlândia e Vitória de Santo Antão, o público votou na arte que considera que mais representa a cidade, e que será materializada em espaços públicos pelos artistas Dequete e Jack Nansei, compondo novos pontos turísticos”, detalha a sócia-diretora da Estalo.

Nesse contexto, outra forma de engajar o consumidor é trabalhar com as tradições regionais mais queridas pelos brasileiros, como as festas juninas. Há mais de uma década promovendo campanhas e eventos nas datas mais especiais da região Nordeste, a Estalo criou para a marca Bohemia, da Ambev, uma ativação nacional, mas que traz a cada um a oportunidade de lembrar e vivenciar o melhor dessa época do ano. Denominada São João Bohemia, a ação vai sortear vales-compras e frigobares personalizados, recheados com as latinhas do produto, entre o público que adquirir seis unidades da marca e cadastrar seu cupom fiscal no hotsite. Mas o melhor fica para o final: duas viagens com acompanhante para curtir as melhores festas juninas do Brasil em 2022.

“Com a pandemia, uma das festas mais queridas do país não pôde ser realizada no formato usual nestes dois anos, por isso a ideia foi trazer um pouco desse espírito que encanta todo mundo, com tudo o que o país tem de melhor, para a casa do consumidor, e ainda deixar no horizonte a possiblidade de vivenciar tudo isso no próximo ano”, indica a sócia-diretora da Estalo. “A ação São João Bohemia ainda está em andamento até o final de julho, mas com um volume de interações crescente, indicando mais uma vez que a combinação de capacidade de execução nacional com o conhecimento e experiência regionais é hoje o melhor caminho para apoiar nossos clientes”, finaliza Marcela.

Sobre Estalo

Sendo uma agência de marketing 360, a Estalo desenvolve todos os pontos de contato que influenciam na conversão para construir uma experiência completa por meio de ideias criativas e mensuráveis. Há mais de 13 anos promove experiências únicas paras os clientes de marcas como Ambev, Sadia, Natura, BRF, IFood, Ypê, Cica, Pepsico, Perdigão, H2OH!, Pepsi,  entre muitos outros.

Com atuação nacional e escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, a agência cria, planeja e executa soluções relevantes para alcançar a meta dos clientes. Com foco em interatividade, constrói propostas singulares que traduzem o desejo das marcas e conecta pessoas a experiências inovadoras. Cada ação é pensada e realizada estrategicamente a partir das demandas dos clientes, entre os serviços que a agência oferece estão: Estratégia, Conteúdo, PR Stunt, Brand Activation, Promo, PDV Transformation, Talks e Congressos, Lançamentos e Eventos.

Related posts
Negócios

Transformando o Mercado Imobiliário: O Sucesso do Primeiro Encontro Feminino do R496

4 Mins read
No último dia 15 de janeiro, o mercado imobiliário foi palco de um evento inovador: o Primeiro Encontro Feminino do R496, que…
Negócios

Comprar um imóvel pode ser uma decisão mais Estratégica e Inteligente

3 Mins read
Comprar um imóvel é, sem dúvida, uma decisão importante para qualquer pessoa, seja como primeira residência, segunda moradia ou uma oportunidade de…
Negócios

Crescimento do mercado de contact center

2 Mins read
Tecnologia, personalização e análise preditiva definem as tendências para 2025 O mercado de Contact Center está em expansão acelerada, com projeções de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.