Em uma entrevista com Drª Renata Castro que é Cardiologista e Médica do Esporte e tem Pós-doutora em cardiologia pela Harvard Medical School
POR: Bulleya Photography
Até o momento, mais de 40 mihões de doses de vacinas contra a COVID-19 foram aplicadas em todo o Brasil. Apesar deste número ainda representar uma parcela pequena da população, nossa pergunta foi: “Precisamos continuar usando máscara, mesmo após sermos vacinados?”.
Dra Renata Castro:
O Ministério da Saúde Brasileiro ainda não divulgou qualquer orientação a respeito dessa dúvida. Já o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), publicou, na semana passada, um guia sobre o uso de máscaras por pessoas que já estão vacinadas. Vale lembrar que as pessoas são consideradas vacinadas duas semanas após terem recebido completado todas as doses da vacina.
Segundo o CDC americano, pessoas vacinadas não precisam usar máscara em ambientes externos, exceto em locais com aglomerações. Especificamente, o CDC deixa claro que não há a necessidade de uso de máscaras pelas pessoas vacinadas quando estiverem praticando esportes outdoor com pessoas que moram na mesma residência. E também não precisam usar máscaras quando estiverem em pequenas reuniões em ambientes externos com amigos ou familiares não vacinados.
Entretanto, as orientações de uso de máscara permanecem mesmo para indivíduos vacinados sempre que estiverem em ambientes fechados. Ressalta-se também a importância do uso de máscara ao visitar indivíduos não vacinados, principalmente aqueles com comorbidades, ou em reuniões em ambientes internos com pessoas que não moram no mesmo domicílio.
Como vocês podem ver, vai demorar para que nos livremos das máscaras de uma vez por todas.
Por enquanto, vacinados ou não, devemos continuar nos protegendo.