Estreando sua segunda temporada na Band Vale, o Saúde e Você deste domingo, apresentado por Duda Rodrigues, recebeu a Dentista e Especialista em Odontopediatria, a dra Letícia Lemos, que esclareceu dúvidas sobre o Aleitamento materno bucal.
A alimentação durante o primeiro ano de vida é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da criança. O aleitamento materno é considerado o mais natural e desejável método de alimentação infantil, no que diz respeito aos aspectos fisiológicos e psicológicos.
A amamentação representa o fator inicial do bom desenvolvimento dento-facial, favorecendo a obtenção de uma oclusão dentária normal e, consequentemente, mastigação correta futura.
Há importância da amamentação também no desenvolvimento de uma unidade funcional normal, isto é, de um perfeito equilíbrio neuromuscular dos tecidos que envolvem o aparelho mastigatório.
O leite da mãe tem sido considerado o melhor alimento para o recém-nascido do ponto de vista nutricional, pois reforça a imunidade do bebê contra doenças infecciosas e alérgicas e exerce importante papel na redução da mortalidade infantil.
A amamentação natural tem sido incentivada não somente pelo leite materno ser o alimento mais completo e digestivo, mas também pela sua ação imunizante que protege o bebê de diversas doenças.
Além disso, durante a amamentação ocorre um íntimo contato entre mãe e filho, havendo troca de amor, fortalecendo o elo afetivo mãe-bebê, o qual é importante para o desenvolvimento psicoafetivo da criança, ajudando o bebê a se adaptar ao novo mundo.
*Por Jairo Rodrigues