[radio_player id="1"]
Livro

E-BOOK ESCOLA QUE SENTE: QUAL ESCOLA VOCÊ QUER PARA A SUA FAMÍLIA?

6 Mins read

LIV lança e-book gratuito para ajudar pais, mães e responsáveis a pensarem sobre o que desejam para a educação de seus filhos e filhas. O material trata de temas como o desafio de escolher uma boa escola, educação integral, importância da educação socioemocional, acolhimento no ambiente escolar e indicações de atividades

POR: Trevo Comunicação

O Laboratório Inteligência de Vida – LIV acaba de lançar o e-book “Escola que sente: qual escola você quer para a sua família?”. A publicação apresenta o conceito da educação integral, reforça a importância da vida escolar para a promoção de habilidades de vida, trata do acolhimento escolar, reforça a importância do desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, oferece referências para a família ler e assistir e trata de um tema que aflige todos os pais: a escolha da escola ideal para os filhos. O e-book traz ainda depoimentos de pais de alunos, como o ator Lázaro Ramos e o treinador Bernardinho.

Falta pouco para o início do ano letivo e, com isso, pais e responsáveis estão no processo de decisão sobre a escola dos filhos. A pandemia do novo coronavírus mudou a realidade de muitas famílias que, além de pensarem nos melhores métodos de ensino e propostas pedagógicas, agora também precisam avaliar questões como espaço, condições de segurança sanitária e ferramentas de ensino híbrido. Outro ponto importante que, atualmente, tem sido pré-requisito para a escolha da escola é a forma como a educação socioemocional é tratada.

Em 2020, a partir do lançamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a recomendação é que as escolas passem a oferecer espaço para o desenvolvimento de competências gerais, incluindo as habilidades socioemocionais, que são um conjunto de aptidões a serem desenvolvidas nos alunos. Além disso, deve se levar em conta a perspectiva de educação integral em que as escolas devem apresentar projetos pedagógicos que incentivem o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais, permitindo ampliar a visão que se tem da própria escola, indo além das disciplinas curriculares tradicionais e permitindo que as crianças aprendam lições essenciais para a vida.

De acordo com Juliana Hampshire, psicóloga e consultora pedagógica do LIV, o mais importante na busca pela escola mais adequada à realidade dos filhos é saber, antes de tudo, o que é procurado. “A decisão deve ser baseada no que faz sentido para a realidade da família. Caso contrário, a escolha não se sustenta a longo prazo. Às vezes, é o preço da mensalidade, em outras é a proximidade de casa ou do trabalho, a limpeza e a higiene. Mas, é importante destacar que quando a família está atenta às questões pedagógicas essa escolha fica ainda mais complexa e é preciso ter em mente o que se considera fundamental e o que pode ser construído junto com a escola”, afirma.

A especialista lista alguns pontos que devem ser levados em conta pelas famílias no momento da escolha por uma instituição de ensino:

Projeto Político Pedagógico – A escola consegue apresentar seu projeto político pedagógico com clareza? Que valores são levados em conta no projeto? Quais são as referências teóricas com que trabalham, como é a forma de ensinar e como são realizadas as avaliações? A escola está mais focada em conteúdos tradicionais ou está preocupada em formar pessoas de maneira integral, considerando as múltiplas inteligências e desenvolvendo as habilidades socioemocionais? Existe espaço no currículo para o desenvolvimento artístico?

Acolhimento – Quem é o especialista responsável por acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos alunos? Existe abertura para o diálogo? Os gestores valorizam a escuta das famílias e ponderam diferentes pontos de vista? Existe a valorização da diversidade? Como isso se aplica na prática?

Qualificação da equipe docente – Os professores têm a formação exigida pelo MEC? A formação continuada do professor é valorizada? A equipe é valorizada e sua remuneração é justa? Os funcionários da escola são receptivos e atentos às necessidades dos alunos?

Espaço da escola – Você deseja que seu filho estude em um lugar mais aconchegante ou procura uma escola que oferece espaço mais amplo? A escola tem espaço para interação dos alunos fora do ambiente de sala de aula? Os estudantes contam com acesso à bibliotecas e laboratórios?

Segundo Juliana Hampshire, esses pontos não devem ser considerados como parte de um checklist a ser cumprido. Os pais e responsáveis devem usar essas perguntas como o ponto de partida, considerando o que é importante para a realidade da família. “Não existe escola perfeita, mas sim escolas adequadas ao que se procura. O importante é buscar uma escola que se adeque ao que a família acredita e que tenha o desenvolvimento integral como foco”, diz.

Proposta de Educação integral

A escola na sociedade contemporânea, assim como o ambiente familiar, tem sido lugar de referência para formação e preparação de crianças e jovens para a vida adulta. A equipe do LIV entende que o mundo atual é complexo demais para caber em um único currículo. Afinal, cada vez mais estudiosos defendem que as escolas não podem se pautar apenas pelo conteúdo acadêmico e devem estar atentas a maneiras de contribuir para que os alunos possam compreender essa complexidade, acolhendo sentimentos e incentivando aspectos sociais e emocionais.

O Laboratório Inteligência de Vida (LIV) acredita que o acolhimento está ligado ao fato de coletar afetos, sentimentos e emoções, bem como partilhá-los, tendo em vista que o sentimento que afeta uma pessoa, na verdade, afeta a todos. Para o LIV, a escola que acolhe é aquela que escuta seus estudantes e oferece atividades para, intencionalmente, desenvolver sua inteligência emocional e habilidades socioemocionais. Isso não significa negar a importância dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário. Significa oferecer um canal de apoio que possibilita a todos os envolvidos no processo educativo planejar, avaliar e aplicar de forma mais eficiente esses mesmos conteúdos, tanto na própria escola quanto no cotidiano pessoal.

Um estudo difundido mundialmente por James Heckman, prêmio Nobel de Economia, comprovou que o investimento em educação integral oferece retornos em todos os campos da vida de uma pessoa, especialmente se ela for estimulada desde os primeiros anos escolares. A partir de sua pesquisa, estudos em diferentes países, incluindo o Brasil, passaram a demonstrar como os alunos podem ser beneficiados por um currículo escolar que tenha como pilar o desenvolvimento socioemocional.

Assim, uma boa proposta de educação integral deve ser apropriada a cada faixa etária, iniciando na Educação Infantil e atravessando todos os anos escolares, além de intercalar atividades realizadas no âmbito familiar e na comunidade, de modo que tenha sentido para a criança ou para o adolescente. Isso porque cada grupo etário apresenta especificidades em relação ao desenvolvimento socioemocional que precisam ser respeitadas.

A proposta do LIV é fortalecer um espaço seguro na escola, no qual a escuta e a fala são as principais ferramentas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, entendendo as particularidades de cada faixa etária.

As aulas de LIV ocorrem uma vez por semana na grade curricular e alcançam toda a comunidade escolar por meio de propostas e materiais pensados também para professores e famílias. Esse movimento auxilia na criação de um pilar socioemocional que promove, a todos os envolvidos com a escola, uma nova linguagem que tem como centro a reflexão e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas” e, sim, o debate e a escuta.

O E-book pode ser baixado através do link: http://materiais.inteligenciadevida.com.br/ebook-escolaquesente

Sobre o LIV

O Laboratório Inteligência de Vida (LIV) é o programa educacional que desenvolve o pilar socioemocional em escolas por todo o Brasil, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. O LIV faz parte do grupo Eleva Educação e está junto a mais de 200 mil alunos e famílias de 350 instituições de ensino parceiras, da Educação Infantil ao Ensino Médio. As aulas de LIV ocorrem uma vez por semana na grade curricular e alcançam toda a comunidade escolar por meio de propostas e materiais pensados também para professores e famílias. Criando, assim, um pilar socioemocional que promove uma nova linguagem que tem como centro a reflexão e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas” e, sim, o debate e a escuta. Buscando levar a educação socioemocional para todos, o LIV também proporciona uma série de conteúdos gratuitos sobre o tema nos meios digitais.

Related posts
DestaquesLivro

Da campanha no catarse do Livro: Bill e Bob As Duas Faces da Gênese do Homem-Morcego

1 Mins read
personagem Batman desde de sua criação em 1939, guarda muitos mistérios sobre sua criação, apenas se soube durante muitas décadas que ele…
EducaçãoLivro

Festival Arte Serrinha anuncia parceria inédita com Museu da Língua Portuguesa

5 Mins read
Artistas brasileiros, angolanos e portugueses compõem a programação do festival que une música, artes visuais, artes plásticas, gastronomia, moda e dança  São…
Livro

Gab Saab lança livro sobre relacionamento abusivo

1 Mins read
Relacionamentos abusivos são uma realidade que afeta muitas pessoas em diferentes contextos: no ambiente familiar ou profissional, nos círculos de amizade e…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.