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Vendas

E-commerce 2022: dicas e tendências para os canais digitais

3 Mins read

*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

As vendas eletrônicas são um caminho sem volta. O ano de 2021 foi próspero para o e-commerce, com faturamento de R$ 150,8 bilhões, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Para 2022, a entidade estima que o setor fature quase R$ 170 bilhões e conquiste um aumento de 5% de novos compradores, passando de 79,8 milhões para 83,79 milhões.

Os números são irrefutáveis, mas o comportamento e as possibilidades de compra irão se manter? Prevejo algumas tendências para o consumo online neste ano de 2022:

·         Estratégia omnichannel: utilizando diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra para o cliente, sendo ele online ou offline. Oferecer a opção de comprar pelo site e retirar na loja, ou comprar fisicamente e ter o produto entregue em casa, opções de troca presencial mesmo com o produto tendo sido adquirido pelo site, ou ainda o mesmo preço em qualquer um dos pontos de venda: aplicativo, loja física, televendas ou qualquer outra maneira.

·         Live commerce: no início da pandemia, o entretenimento era acompanhar lives de artistas, de professores dando cursos gratuitos, e isso agora chegou às compras. Trata-se de uma estratégia de interação por meio de lives para alavancar vendas virtuais.

·         Compras por voz: as assistentes virtuais como Alexa e Siri fazem com que os usuários consigam navegar utilizando comando de voz, e por que não comprar também?

·         Social commerce: as redes sociais ultrapassaram a barreira de ser apenas um lugar de interação social. Hoje, muitas lojas estão presentes em plataformas como Facebook e Instagram, pelo alto tráfego de clientes e um público naturalmente engajado. É um bom momento de ‘fisgar’ o clientes em meio ao feed, sem sair do aplicativo onde ela está, sendo uma experiência completa, até a realização do pagamento.

·         Inteligência artificial: a tecnologia, como sempre, é uma aliada. Recursos de IA são capazes de triar atendimentos, além de muitos sites possuírem chatbots, que atuam como atendentes virtuais capazes de personalizar e humanizar as interações.

·         Personalização: com mais frequência, conhecer o consumidor é um diferencial para as vendas. Saber o que compra, quando comprou pela última vez, como pagou, facilita para que o cliente volte àquela loja, além de direcionar ofertas mais assertivas para aquele público.

·         Meios de pagamento: o PIX revolucionou o segmento bancário. No caso das compras virtuais, possivelmente irá substituir a opção de pagar com boleto. O pagamento cai na hora, agilizando o processo de compra.

·         Realidade aumentada: os provadores virtuais criados com essa tecnologia prometem facilitar e muito as compras de itens de calçado e vestuário, já que o consumidor irá conseguir visualizar como o produto ficou, mesmo que não experimente, diminuindo os índices de devolução e troca.

Quem não acompanhar as transformações das compras virtuais seguramente terá prejuízos, perdendo clientes e espaço no mercado. Invista em novas tecnologias e inove seu e-commerce para trazer não apenas mais consumidores, mas melhorar a experiência deles!

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com

 

Sobre a Giuliana Flores  

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br

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