ABComm aponta crescimento de 5% em relação a igual período do ano passado; já no segundo semestre de 2022 a estimativa de faturamento aumenta para R$ 91,5 bilhões
POR: NB Press Comunicação
As compras no universo on-line, potencializadas pela aceleração digital em tempos de pandemia, já estão consagradas nos novos hábitos dos consumidores. Tanto é que o cenário do primeiro semestre de 2022 pode reiterar esse fato. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) aponta um faturamento de R$ 73,5 bilhões. Trata-se de um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2021.
Para o segundo semestre do ano, a projeção no setor é ainda maior: R$ 91,5 bilhões em vendas, fechando 2022 com um total de R$ 165 bilhões em faturamento. Embora o montante esteja um pouco abaixo do total estimado no início do ano (R$ 169,6 bilhões), a expectativa é de que a Copa do Mundo movimente ainda mais as compras on-line.
Considerando principalmente os artigos esportivos e eletrônicos, as vendas podem caminhar rumo aos R$ 170 bilhões. Para Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm, os fatores que impactam o comércio eletrônico giram em torno do custo do frete e aumento dos juros.
“Ao passo que os números nos mostram crescimento, ainda devemos levar em conta a baixa confiança do consumidor frente a esse momento econômico que enfrentamos. Em se tratando dos varejistas, há o custo do frete. E os reajustes das taxas cobradas pelos marketplaces, que ‘empurram o preço final para cima’, afetam o consumidor diretamente. Além disso, a taxa de endividamento das famílias pode impactar as vendas”, relata.
Sobre ABComm
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxiliar na criação de políticas públicas para o setor. A associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do mercado. A entidade sem fins lucrativos presidida por Mauricio Salvador e conta com diretorias específicas criadas para aprofundar discussões, entre elas: Omnichannel; Relações Governamentais; Mídias Digitais; Relações Internacionais; Meios de Pagamento; Capacitação; Desenvolvimento Tecnológico; Empreendedorismo e Startups; Jurídica; Métricas e Inteligência de Mercado; Crimes Eletrônicos; e Marketing. Para mais informações, acesse: www.abcomm.org