[radio_player id="1"]
Saúde

É possível desencaixar o quadril? Dr. David Gusmão explica como identificar e tratar

2 Mins read

POR: Rovella & Schultz Boutique Press

Muitas pessoas se queixam de sentir um desencaixe no quadril ao acordar e, até mesmo após ficar muito tempo sentado em uma mesma posição, desconhecendo os sintomas e as causas do incômodo. Para sanar as dúvidas, o Dr David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, esclarece o que é e quais são os tipos mais comuns desta sensação de deslocamento de quadril e como isso pode afetar o bem-estar das pessoas no dia a dia.

Segundo o especialista, a sensação de deslocamento de quadril é gerada por um atrito de alta intensidade entre a cartilagem e a cabeça femoral da articulação. A patologia pode ocorrer em diversos estágios. Inicialmente, o paciente percebe uma sensação de “desencaixe” na articulação e sente dificuldade ao realizar as atividades cotidianas do dia a dia “O movimento natural do quadril sofre uma modificação e o atrito e o deslize da articulação ficam cada vez menos suaves”, afirma Dr. Gusmão.

Para identificar o problema, o especialista diz que o paciente costuma perceber uma perna mais curta do que outra, sente rigidez e passa a precisar usar muita força no movimento da articulação. Também pode ficar cada vez mais difícil colocar as meias e os calçados, por exemplo. Com o tempo, esse desgaste causa danos na cartilagem progressivo e um achatamento na cabeça femoral. Além disso, o Dr. David explica que o corpo produz em excesso um líquido rico em células inflamatórias com baixa contagem de ácido hialurônico que pode provocar dores e destruição da cartilagem.

Em estágios mais avançados, as dores no quadril são intensas, o encurtamento de uma das pernas fica cada vez mais evidente e a recuperação fica cada vez mais difícil. Para tratamento, o especialista indica, conforme o estágio do desgaste, uma terapia chamada de infiltração viscobiológica que utiliza ácido hialurônico com efeito de 6 a 12 meses para promover uma lubrificação de quadril e aliviar os incômodos. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia de substituição do quadril, a prótese do quadril.

Dr. David comenta também que há outras situações que podem causar uma sensação de deslocamento no quadril no paciente. O verdadeiro desencaixe, luxação do quadril, ocorre em situações mais graves, em traumas de grande energia, mas também pode acontecer a artrose decorrente da luxação congênita do quadril, o impacto femoroacetabular (condição que ocorre quando existe um contato anormal, estalos e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril).

Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do Dr. David Gusmão, como o Instagram @davidgusmao e o canal do Youtube https://www.youtube.com/user/davidgusmao.

Related posts
Saúde

Médico sexologista João Borzino dá seis dicas para um relacionamento amoroso saudável

2 Mins read
O terapeuta sexial listou prinicipios poderosos para você por em prática Ter um relacionamento saudável pode diminuir o estresse e ajudar a…
Gestão PublicaSaúde

NR1: nova norma destaca riscos psicossociais no trabalho e a importância do bem-estar dos funcionários

6 Mins read
Os afastamentos do trabalho por motivos de saúde mental explodiram nos últimos anos; especialista em Medicina Ocupacional cita como que as empresas…
Saúde

Dr. Bruno Camargo participa do AMWC, maior congresso de medicina estética do mundo, em Mônaco

1 Mins read
O cirurgião-dentista especialista em harmonização facial, Dr. Bruno Camargo, participou do 23º Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress (AMWC), realizado em Mônaco….
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.