[radio_player id="1"]
Novidades S/A

“É preciso fortalecer as instituições públicas para que o direito ao meio ambiente seja efetivado”, afirma a advogada Caroline Pereira em Conferência sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

3 Mins read

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo 5 de junho, a reflexão sobre o que tem sido feito para estimular a preservação ambiental se faz mais necessária do que nunca. Pois ainda precisamos que parte significativa da população tome consciência sobre a real importância do meio ambiente para a vida humana.

Para ajudar o meio ambiente e consequentemente a manter a vida humana, é necessário que grandes e pequenas empresas, além das pessoas físicas, pensem em ações para diminuição do desperdício de recursos naturais e, claro, em formas de poluir menos suas cidades.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Caraguatatuba promoveu neste sábado(5), a Conferência sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Sociedade Contemporânea, abordando de forma muito clara questões legais, educacionais, científicas, geográficas e sociais, relacionadas aos estudos realizados na área ambiental.

A Conferência que foi transmitida pela web devido ao isolamento social da pandemia da Covid-19, foi coordenada pelo professor Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Para a conferencista Dra. Caroline Pereira dos Santos, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, é preciso fortalecer políticas públicas em relação ao meio ambiente.

“É preciso a gente refletir que a legislação é insuficiente pra assegurar por completo a proteção do meio ambiente, então é preciso o fortalecimento de instituições, de instituições públicas como o IBAMA por exemplo, pra que efetivamente esse direito seja concretizado”, comenta a Dra Caroline.

Ainda em sua apresentação a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, destacou importantes pontos sobre o Direito ao Meio Ambiente, sobre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos e a Justiça Ambiental, além de mencionar a importância dos catadores tanto na questão ambiental quanto econômica, uma vez que gera trabalho e renda para as famílias.

Já o conferencista e estudante do curso de Bacharelado em Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Lucas Augusto dos Santos Camargo, falou sobre a importância de comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A agenda mundial de preservação do Meio Ambiente foi criada pela ONU ( Organização das Nações Unidas) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.” Conta o estudante de Geografia.

Lucas destacou ainda em sua apresentação pontos chaves sobre aspectos socais da degradação ambiental e sobre o racismo ambiental.

O estudante Vinícius Carvalho que também participou da web-conferência, falou sobre a questão do consumismo, sobre o lixo produzido pelos frequentadores das praias do litoral de São Paulo.

“Entrando nessa questão do consumismo, nós que moramos no litoral norte de  São Paulo, os turistas sobretudo em feriados e altas temporadas acabam deixando muito lixo nas praias, e a gente vem enfrentando esse problema há bastante tempo, o lixo jogado nas praiais prejudicam muito inclusive a vida marinha, é preciso também efetividade do poder público nessas questões” conta Vinícius Carvalho.

O professor e coordenador da Web- Conferência, Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira parabenizou os conferencistas e destacou a importância de falar e tratar sobre o tema.

“Foi muito bacana esse conceito de Justiça Social, é algo muito importante e com certeza é algo que a gente tem que pensar bastante, foi uma apresentação muito bacana. E durante esse mês de junho teremos mais dois seminários, do nosso grupo de pesquisa, o sextou consciência”. Concluiu o professor Ricardo Roberto

Para quem não assistiu o debate ao vivo, basta acessar o  Canal “Debate Consciência através do link: https://www.youtube.com/watch?v=auBlJF1YmYA

JAIRO RODRIGUES é jornalista, crítico de TV e colunista da Revista Economia. Participou dos programas ‘A Tarde É Show’, na Rede Brasil de Televisão, ‘Olga’ na RedeTv! e ‘Saúde & Você’ na Record News.
Instagram: @jairorodriguesoficial

Related posts
CarrosDestaquesNovidades S/A

BYD Shark chega ao mercado com potência, alta tecnologia e foco no agronegócio

4 Mins read
Primeira caminhonete híbrida plug-in da marca chinesa, BYD Shark oferece potência de 437 cv e 100 km de autonomia elétrica, e se destaca pelo consumo médio de 24,6 km/l de gasolina na cidade
InformaçõesNovidades S/A

Equipe Dakila investiga pegadas gigantes na Amazônia: dinossauros ressuscitados?

2 Mins read
A floresta amazônica, conhecida por sua biodiversidade incomparável, guarda segredos ainda por serem desvendados. Em uma de suas expedições pela região, a…
Novidades S/A

Emagrecimento Quântico foi tema do Saúde e Você do último domingo na Band Tv

1 Mins read
Sempre com assuntos importantes e pertinentes sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, o programa Saúde e Você apresentado pela Biomédica e…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.