AKMX Arquitetura Corporativa transformou seus valores em presentes que farão parte do kit que será entregue a cada um dos seus funcionários
POR: WGO Comunicação
Confraternizar sem abraços, apertos de mão, troca de presentes, happy hours, churrascos, almoços e jantares. Uma coisa é certa: as festas de final de ano das empresas serão bem diferentes desta vez. Mas como
confraternizar em tempos de distanciamento social? Afinal, as confraternizações fazem parte do calendário das corporações e são muito aguardadas pelos colaboradores. Os tradicionais eventos de encerramento do ano são importantes para promover a cultura organizacional, valorizar as equipes e fortalecer uma relação saudável do empregador com os funcionários.
Mesmo com a flexibilização das restrições impostas pela pandemia, a recomendação das autoridades médicas é ainda de se evitar aglomerações e, na impossibilidade de promover um encontro entre todos, buscar alternativas para trazer as equipes para perto. Este foi o ano dos encontros on-line, que popularizou o uso de ferramentas de webmeeting não apenas para os compromissos profissionais. As próprias corporações fizeram uso destas ferramentas ao longo do ano para estimular a socialização, promovendo festas juninas, happy hours, aniversários do mês, debates, jogos, entre outras atividades de integração.
Para agregar, as corporações podem abusar da criatividade e buscar alternativas descontraídas de fazer com que seus colaboradores se sintam parte da empresa. A AKMX Arquitetura Corporativa, por exemplo, transformou seus valores em presentes que farão parte do kit que será entregue a cada um dos seus funcionários, contendo: mochila, camiseta, fone de ouvido, muda de planta e ingredientes para preparação de drink. O gerente de comunicação, Haroldo Sena, explica: “A mochila representa o comprometimento da equipe com cada projeto, que realmente carrega nas costas; o fone de ouvido mostra a eficiência da nossa comunicação; a camiseta simboliza a credibilidade da empresa, que diariamente nossos colaboradores vestem; a muda de planta simboliza o relacionamento humano que promovemos e o cuidado diário para colher os frutos; o ‘drink faça você mesmo’ representa a criatividade, colocar a mão na massa, como é o nosso dia a dia”.
A empresa também adaptou sua premiação anual, que ocorre em toda festa de confraternização: “Todo ano realizamos o Prêmio AKMX, homenageando os profissionais que mais se destacaram conforme os valores da empresa. Desta vez, todos serão destaque, pois foram responsáveis pelo nosso excelente desempenho em um ano tão desafiador. Passamos o período sem nenhum desligamento na equipe, adotamos medidas para preservar a saúde de todos os nossos colaboradores e, ao mesmo tempo, garantimos o bom engajamento do time. Eles são o nosso bem maior”, justifica o CEO da AKMX, Edson Sá.
Webmeeting e delivery
A Batuca, agência de publicidade com sede em Bento Gonçalves e operação também em Porto Alegre, ambas no Rio Grande do Sul, também vai utilizar uma ferramenta de webmeeting para o encontro de final de ano de cerca de 70 funcionários. Com uma equipe que transborda criatividade, durante o momento de conexão, os participantes contarão com algumas surpresas: dois colegas de trabalho ensinarão a fazer uma receita de um prato e de um drink, e outros dois animarão o encontro com música e dança. A agência ainda substituiu o amigo secreto por um delivery, que será entregue na casa de cada um dos colaboradores, para brindarem os sucessos e a resiliência de todos em 2020. “Queremos promover uma tarde de conexão. Sabemos que não é o ideal, mas é o que a gente consegue fazer neste momento, quando ainda temos de pensar, em primeiro lugar, na segurança da equipe”, disse Pâmela Rosa, uma das sócias da agência. A Batuca também pediu para que os colaboradores mandassem um vídeo respondendo: o que eles mais sentiram falta em 2020 e o que querem para 2021.
Sobre a AKMX
A AKMX soma 15 anos de atuação no mercado e se posiciona entre os principais escritórios do país em soluções de arquitetura corporativa. Com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, e filial no Centro do Rio de Janeiro, soma mais de 250 clientes atendidos, mais de 300 mil m² de espaços projetados e cerca de 500 mil m² em obras executadas. Destaca-se não apenas pela excelência na entrega de projetos e obras, desenvolvidos de forma personalizada, baseada na cultura das empresas, mas também pelo compromisso em honrar prazos de entrega e orçamentos acordados. Assim, tem conquistado e fidelizado marcas, como Maurício de Sousa Produções, Hyundai, Renault, Ajinomoto, Heineken, Deloitte, Ourofino Agrociência, Atento, EDP Brasil, Mercado Livre e Givaudan. Em 2020, foi indicada cinco vezes ao prêmio Infra, da Revista Infra FM, sendo a mais nomeada entre as empresas do mercado de arquitetura corporativa nacional, e está entre as melhores em atendimento a Facility Management do Brasil.
Sobre a Batuca
Fazendo barulho desde 2012, a Batuca é uma agência de publicidade inquieta, que acredita que ideias barulhentas podem mudar negócios, vidas e marcas. Com sede em Bento Gonçalves (RS) e operação também em Porto Alegre (RS), a Batuca conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas da comunicação e de diferentes regiões do país, prezando pela pluralidade de soluções e pela excelência na entrega de suas peças. A agência é comandada pelos sócios André Lima, Dirson Arndt, Helena Ben e Pâmela Rosa. Quem já faz barulho com a Batuca: Italinea, Criare, Unimed, Bettanin, Croasonho, Grendene, Keep Cooler, OU, Sicredi, Souza Cruz, Volare, entre outros. Em oito anos de história, a Batuca conquistou os prêmios FEPI (Festival Internacional de Publicidade Independente) e Colunistas Sul. Em 2019, ainda recebeu os prêmios Share Social Media e Top of Marketing.