POR: Rovella & Schultz Boutique Press
Com a pandemia da COVID-19 já era esperado o surgimento de diversas consequências para o corpo, mas a doença leva nosso organismo a um estágio de inflamação que até mesmo a pele sofre seus efeitos. Segundo a especialista em cosmetologia Dra. Joyce Rodrigues, essa inflamação pode causar um aumento na incidência de rugas, vermelhidão, coceira, secura, acne e manchas. “Precisamos estar muito alertas e redobrar os cuidados, pois também é presente uma maior frequência no desenvolvimento de hiperpigmentação pós-inflamatória, sendo preciso sua prevenção e tratamento”, alerta Joyce.
Outra fonte de inflamação relacionada à pandemia também está no estresse, já que a situação nos deixou, como sociedade, em um nível de alerta e insegurança por um longo período. “Nosso corpo está convivendo com altos níveis de cortisol a longo prazo, o que tem como uma das consequências a elevação nos níveis de inflamação correspondentes aos radicais livres gerados devido ao desequilíbrio oxidativo interno”, explica a especialista em cosmetologia.
Para Cintia Cristina Santi Martignago, fisioterapeuta e Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da IBRAMED, uma das principais preocupações hoje dentro das clínicas de estética deve ser quanto à possibilidade de hiperpigmentação pós-inflamatória. Por isso, é necessária uma avaliação cutânea mais aprofundada e cuidado redobrado com procedimentos estéticos.
Esse cuidado deve ser associado no dia a dia evitando outras fontes de radicais livres como poluição interna e externa, fumo e radiação solar. Para a Dra. Joyce Rodrigues, é muito importante utilizar o protetor solar diariamente, produtos com ativos antioxidantes e que combatam os radicais livres, além de se cuidar mentalmente, buscando uma diminuição nos níveis de cortisol.
Segundo Cintia, o ideal é realizar uma recuperação da pele. Ela indica utilizar equipamentos que auxiliem para reverter o envelhecimento precoce causados pelos radicais livres e pelo estresse. “Pode ser indicada a luz intensa pulsada, como o Lyra da IBRAMED, que permite o tratamento de manchas e envelhecimento cutâneo”, completa.