[radio_player id="1"]
Economia S/A

Em publicação no Valor Econômico, especialista afirma que drones serão parte do dia a dia de grandes cidades

2 Mins read

“Pensar em soluções tecnológicas que consigam integrar espaços e funcionalidades diversas é o futuro das grandes e pequenas cidades”, afirma Pedro Curcio Junior, especialista em Smart Cities, ao Valor Econômico

POR: Mayara Martins

De acordo com um estudo da Juniper Research, publicado no site Infor Channel, Xangai é a cidade inteligente número um do mundo. O ranking das 50 cidades do mundo é baseado em uma avaliação de muitos aspectos diferentes das cidades inteligentes, abrangendo transporte e infraestrutura, energia e iluminação, gestão e tecnologia da cidade e conectividade urbana.

Em matéria do Valor Econômico, Pedro Curcio Junior, Cities, especialista em Smart Cities, conta que, em meio a uma grande demanda por inovação, a expansão das cidades inteligentes acaba sendo impulsionada. “Pensar em soluções tecnológicas que consigam integrar espaços e funcionalidades diversas é o futuro das grandes e pequenas cidades. Quando falamos em inovação, é importante conseguir enxergar além e algumas novidades, já existentes no mercado, são apenas o início de uma transformação geral que está por vir”, destaca o empresário.

Pedro Curcio ainda apontou algumas inovações tecnológicas que vêm sendo estudadas e até mesmo aplicadas em algumas cidades: “Algumas cidades adotam ferramentas que colaboram para a inovação, como por exemplo, o uso de drones, sensores de pedras e encostas, bueiro inteligente, baús tech e etc. Todos eles contribuem para o avanço tecnológico de vários setores, como: mobilidade, sustentabilidade, inovação, entre outros”, complementa.

Smart Cities no Brasil: a expansão do conceito convertida em números

De acordo com o “Ranking Connected Smart Cities 2021”, estudo que aponta as cidades mais conectadas do Brasil, São Paulo ocupa o primeiro lugar, seguido por Florianópolis e Curitiba, respectivamente. O estudo apontou que a cidade de São Paulo está entre as mais conectadas, com nota 37,584, ganhando destaque para o indicador de mobilidade e tecnologia/inovação. A cidade com nota geral mais próxima de São Paulo é Florianópolis, com 37,385.

Ainda de acordo com o estudo, Belo Horizonte ocupa o primeiro lugar no quesito “saúde”, com nota 4,648 e Balneário Camburiú foi o primeiro colocado no segmento “meio ambiente”. “Esses dois setores também são grandes promessas para o futuro quando falamos em soluções tecnológicas. O ideal é que o avanço aconteça em todos os âmbitos, de forma gradativa, a fim de contribuir para a sociedade como um todo”, finaliza o empresário.

Related posts
Economia S/A

Tempos de Crise: Conheça Estratégias para Navegar por Períodos de Instabilidade Econômica

3 Mins read
*Darcio Zarpellon Em tempos de incerteza econômica, a capacidade de liderança se torna um fator determinante para o sucesso e a sustentabilidade…
Economia S/A

Plataforma Impacto à Vera é lançada para aumentar a visibilidade da economia de impacto no Brasil

2 Mins read
A iniciativa traz uma série de mini documentários, apresentando histórias reais de empreendedorismo  Criada em parceria com a Aliança pelo impacto, a plataforma Impacto…
Economia S/A

Tributação de criptomoedas no Brasil: Entenda os efeitos e as perspectivas fiscais dos ativos digitais

2 Mins read
À medida que as criptomoedas se consolidam como um fenômeno global, o Brasil, em 2024, já se posiciona entre os principais países…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.