Última mentoria coletiva do brMalls Partners abordou as saídas para acesso a capital
POR: Textual Comunicação
Para empresas ganharem força, o acesso a capital é o combustível inevitável para conseguir um crescimento de forma sólida e sustentável. E os empresários das 15 marcas selecionadas para a terceira edição do brMalls Partners entenderam o recado de Donato Ramos, diretor executivo da Imaginarium, e Carlos Miranda, CEO da X8 Investimentos, sobre os prós e contras da captação de recursos via private equity ou contração de dívidas. Os especialistas em investimento foram os convidados da última mentoria coletiva dessa edição do programa de empreendedorismo realizado em parceria com a Endeavor.
Na visão dos executivos, a escolha por dívidas, equity ou investidores do tipo pessoa física vai depender da estratégia e maturidade do negócio. A primeira opção [dívidas] pode ser adequada para aquela empresa onde os sócios ou o dono querem manter suas posições preservadas e não demandam competências adicionais para gestão do capital.
Mas, para aqueles que optam por um equity, é fundamental compreenderem os impactos na sociedade da empresa. Além de dividir o risco e o negócio e contribuir para aumentar o valuation com possibilidades futuras para um IPO, por exemplo, o fundo ou investidor certo precisa estar alinhado com o propósito e valores do empreendimento. “Ao buscar um sócio, é importante conhecer bem a agenda dele e entender que o universo de investidor tem um ciclo que tem um prazo de validade” – avalia Carlos.
Para Donato, há bastante opções para os empreendedores brasileiros. No entanto, encontrar o sócio certo é como um casamento. Antes do investimento, é fundamental conhecer bem o investidor e apresentar as ideias e discutir o negócio. “É namorar o máximo antes de casar. Depois que você casa com o ele, descasar é bem complexo. Mas existem instrumentos para organizar uma saída se não der certo” – afirma o executivo.
Uma das marcas participantes da terceira edição do programa de mentorias, a iNBOx Shoes está partindo para rodadas de captação. Com sete anos de mercado e 35% do faturamento creditado ao e-commerce, o empreendedor Kim Telloli conta que há um ano começou a estruturar toda a ideia. “Tinha pouco conhecimento [acesso a capital], mas o programa com a Endeavor me ajudou a aproximar do assunto. Nosso mentor tem assessorado a gente criando um canal para conhecer mais investidores”.
Além do objetivo de ajudar as empresas a se desenvolverem de forma sustentável, a edição do brMalls Partners desse ano também tem buscado compartilhar o conteúdo das mentorias coletivas com todo o ecossistema do varejo, uma forma de levar as soluções e insights trocados nos bate-papos para empreendedores de todo o país que contam com dores de negócio semelhantes nesse momento desafiador. Os encontros passados podem ser visualizados no site https://juntospelovarejo.brmalls.com.br/.
Na edição passada, por exemplo, as empresas participantes registraram um crescimento médio de mais de 70% em faturamento, entre 2018 e 2019. Foram mais de 100 horas de troca de experiências com mais de 40 mentores e 25 executivos da brMalls.
Confira as 15 marcas selecionadas para a 3ª edição do brMalls Partners:
Closet BoBags (RJ); Criamigos (SP); Graviola (RJ); Hachimitsu (PR); INBOx (SP); La Fruteria (RJ); La Guapa (SP); Make a Cake (RJ); Nanica Brasil (SP); Noma Sushi (SC); Oral Unic (SC); Patties (SP); Pró-Corpo (SP); Troisgros (RJ); Wondersize (SP)
Sobre a brMalls
A brMalls é referência no setor de varejo no Brasil, com participação em 31 shoppings centers relevantes nas cinco regiões do país. Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destino de felicidade e oportunidade, a companhia busca promover – com um mix diversificado – a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.