Parceria com Rotary Club Serra do Japy complementa Programa de Desenvolvimento Local (PDL) desenvolvido entre Sebrae-SP e Prefeitura Municipal de Jundiaí
Com o objetivo de auxiliar os pequenos negócios de Jundiaí, o Sebrae-SP, Prefeitura Municipal de Jundiaí e o Rotary Club Serra do Japy oferecem microcrédito orientado para empreendedores e empreendedoras do município. As pessoas interessadas podem procurar o Centro Comunitário Vila Hortolândia (CCVH), localizado na Rua Dr. Amadeu Sachi, 400, na Vila Formosa, ou pelo WhatsApp (11) 97638-2406.
A iniciativa tem como foco as pessoas que possuem uma ideia de negócio ou até mesmo já empreendem de maneira informal. O valor médio dos empréstimos poderá variar de R$ 300 a R$ 3 mil, sendo liberados de acordo com a aplicação e evolução do negócio. Para receber o crédito, os interessados contarão com o suporte técnico do Fundo de Solidariedade de Jundiaí e de capacitação empreendedora com o Sebrae-SP, onde vão aprender sobre empreendedorismo, marketing, finanças, modelo de negócios e formalização.
“Essa linha de microcrédito vai ajudar essas pessoas a acessarem um capital de forma orientada, com capacitação pelo Sebrae-SP. Elas poderão se formalizar para melhor investir em sua empresa e potencializar os resultados, colaborando, ainda, para reduzir a taxa de mortalidade dos negócios na cidade”, afirma o consultor de negócios do Sebrae-SP em Jundiaí, Marco Ramos.
Alexandre Censi, secretário de projetos no Rotary Club Serra do Japy, explica que esse projeto não é apenas um empréstimo monetário, mas sim um ecossistema de formação para esses pequenos empresários que não possuem acesso às oportunidades de capacitação e de crédito nas instituições bancárias convencionais. “Membros do Rotary vão acompanhar essas empresas, dando suporte ao Fundo de Solidariedade e ao Sebrae-SP. Queremos que essas empresas cresçam de forma sustentável, começando com um projeto que possa evoluir no futuro. Todas as empresas tem de ter acesso ao crédito fácil e barato para gerar desenvolvimento econômico local”, comenta.
Programa de Desenvolvimento Local (PDL)
Essa ação de microcrédito orientado em parceria com o Rotary Club Serra do Japy nasceu para complementar o Programa de Desenvolvimento Local estabelecido entre Sebrae-SP e Prefeitura Municipal de Jundiaí. O programa teve seu primeiro ciclo concluído em 2021 e o segundo a ser realizado durante todo o ano de 2022 dentro do núcleo de captação e atração de recursos para investimento e da prioridade e foco “Atração de investimentos de apoio a pequenos empreendimentos em sua fase inicial”.
Entre as ações que serão implantadas neste ano, estão a criação de moeda social; a otimização da comunicação entre empreendedores e o município; aplicação de cursos de gestão empreendedora para comunidades carentes; aproximação dos pequenos negócios com as médias e grandes empresas; Mutirão do MEI; atração de fintechs para a cidade; formatação de novos projetos de crédito orientado; entre outras.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Marcelo Paranzini, o PDL Jundiaí foi criado para unir todos os setores e agentes para promover o desenvolvimento local por meio de ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social. Queremos que este programa siga concedendo ao cidadão e à cidadã do município a oportunidade de serem protagonistas de suas vidas”, destaca.
Crédito: Pixabay