POR: Menta Criativa
A pandemia transformou o cenário de vendas dos empreendedores, tornando essencial a migração para o digital. Micros e grandes empresários necessitam se reinventar através das plataformas Instagram e WhatsApp, visando recuperar a economia e alavancar o consumo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo portal Statista, 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma como ferramenta de busca para encontrar novos produtos ou serviços. Com tudo, é importante estar atento na utilização das mídias sociais para que não ocorram deslizes, e principalmente, para que os objetivos sejam alcançados.
A especialista em posicionamento nas mídias sociais, Fernanda Manduano, oferece cinco dicas práticas que irão ajudar no desenvolvimento de um perfil profissional.
1- Ofereça um conteúdo com relevância e valor, que realmente irá agregar e auxiliar na vida do consumidor.
2- Construa um relacionamento interagindo com o seu público. Inicie conversas, responda os comentários o mais rápido que conseguir e esteja aberto para dúvidas, sugestões e até mesmo críticas.
3- Solucione as dores da audiência. Mostre como o seu produto/serviço irá resolver o problema do público.
4- Pessoas se conectam com pessoas. Mostre seus bastidores, grave stories, deixe que seus seguidores vejam os rostos por trás da empresa.
5- Use as métricas do Instagram para entender a sua audiência, e descobrir qual tipo de conteúdo elas mais gostam.
Vale afirmar que, mesmo em seus perfis pessoais, empresários e autônomos devem postar seus conteúdos de maneira profissional e coerente com suas áreas de atuação. Segundo Fernanda Manduano, é importante que ocorra a interação e a humanização entre marca e cliente, porém é necessário ter cuidado com o que é publicado. ⠀
Por exemplo, imagine um personal trainer que postou alguns stories dizendo que está com preguiça de ir para o treino ou até mesmo, que já está sem treinar por uma semana. Esse posicionamento está coerente com o público que ele deseja atingir ou com a academia que ele trabalha?
Fernanda diz que ele pode sim usar sua indisposição para o treino como parte do seu storytelling, mas deve contar sobre a melhora após a prática de exercício físico. Dessa forma, ele utiliza uma dor própria e mostra como o exercício é capaz de solucionar aquele problema, ou seja, ele vende o seu serviço sem precisar de fato oferecer um produto.
“Antes de postar uma foto ou vídeo do final de semana no calor da emoção, é importante pensar se esse conteúdo corresponde e representa a imagem da sua empresa e todos os valores que ela carrega”, finalizou a especialista em posicionamento nas mídias sociais.