[radio_player id="1"]
Empreender

Empreendedorismo 2023: por que empreender nas pequenas cidades?

2 Mins read

Pequenas e médias cidades do Brasil se tornaram polos de empreendedorismo e se destacam do eixo Rio-São Paulo

POR: Noar

As cidades interioranas do Brasil concentram um potencial de consumo de quase R$ 3,1 trilhões — cerca de 55% do total no país, segundo o estudo IPC Maps 2022. Não à toa, o interior vem sendo o alvo de empreendedores na hora de abrir negócios e franquias.
Para 2023, a aposta nas pequenas cidades é certa e se mostra cada vez mais assertiva. Para quem já empreende nessas localidades, a expectativa é de expansão para o próximo ano para atender a alta demanda de clientes, como é o caso da Ubiz Car, aplicativo de mobilidade urbana conhecido como Uber do interior, que encerra 2022 em 30 cidades interioranas.

 

“Empreender fora dos grandes centros é benéfico não só para o crescimento do país como um todo, mas também pelo leque de oportunidades. As cidades interioranas muitas vezes são mais carentes em relação a serviços de qualidade com seguranças”, comenta Alécio Cavalcante, co-CEO da Ubiz Car.
O executivo lista algumas vantagens que um empreendedor pode considerar na hora de investir no interior. Confira:
1- Custos fixos mais baixos

Os custos de aluguel e de outras despesas, como água e luz, tendem a ser mais caros em cidades grandes, devido à maior demanda. Logo, manter um negócio no interior envolve menos gastos ao fim do mês. A faixa de salários pagos aos funcionários também segue a regra e fica abaixo do que é pago nas capitais, levando em consideração o custo de vida.

 

2 – Carência de serviços de qualidade com segurança

Dependendo do perfil de negócio, é possível que não haja sequer um concorrente na cidade. Enquanto cidades maiores oferecem uma ampla concorrência, cidades interioranas dão aos empreendedores a chance de se destacarem e se tornarem referência na região, oferecendo serviços mais assertivos e com maior qualidade.

 

3- Proximidade maior com os clientes

Outra vantagem que pode passar despercebida é a proximidade maior que o empreendedor tem com os seus clientes, já que em cidades menores é mais comum conhecer os vizinhos e criar laços. Aos poucos, cria-se confiança e a fidelização dos consumidores ocorre de forma natural.

 

4- Menos rotatividade

Assim como é mais fácil estreitar laços com a vizinhança, também é mais fácil reter colaboradores, inclusive porque há menor concorrência nas contratações. Logo, se o empreendedor e seus funcionários mantêm um bom relacionamento, dificilmente eles irão querer sair da empresa.

 

5- Qualidade de vida

Por último, mas não menos importante, uma das vantagens imensuráveis em longo prazo é a qualidade de vida alcançada por quem aposta em cidades do interior. Com pouco ou nenhum trânsito, menos poluição e índices menores de criminalidade, a vida no interior consegue proporcionar uma calma e segurança que as metrópoles estão longe de ter.

 

Sobre a Ubiz Car:

A Ubiz Car está presente em diversas cidades no interior do Brasil oferecendo mobilidade urbana para moradores e um negócio escalável para investidores franqueados. Com o objetivo de adaptar o serviço à realidade dos usuários presentes nas pequenas cidades do interior, a Ubiz Car conta com a tecnologia de sua plataforma e também ligações e WhatsApp. Além disso, possui uma central em cada cidade para melhorar o atendimento – tanto para os motoristas quanto para os passageiros.

 

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.